Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Reunião mensal da Somei debate traumatismo cranioencefálico

27/06/2019

O conselheiro do CREMERJ Raphael Câmara participou nessa quarta-feira, 26, da reunião mensal da Sociedade dos Médicos da Ilha do Governador (Somei), que trata de assuntos administrativos, sociais e científicos. O encontro aconteceu no Hospital Ilha do Governador e contou com a palestra “Traumatismo Cranioencefálico – tratamento e acompanhamento”, do médico Rafael Vaitsman.

Antes da apresentação, Câmara fez um balanço da nova gestão. “Estamos empenhados em conhecer os problemas enfrentados pelos médicos e procurar solucioná-los. Desde outubro de 2018, já foram mais de 200 fiscalizações feitas e, com algumas interdições, conseguimos, rapidamente, sanar os problemas críticos que levavam anos em determinadas unidades. Contamos também com o apoio de vocês na luta para problemas políticos, como a volta da carreira de Estado”, declarou.

Depois disso, Vaitsman explicou sobre os diversos casos do traumatismo cranioencefálico, exemplificando situações com arma de fogo, atropelamento e álcool, além do recente caso do filho da apresentadora Angélica. Também falou sobre morbidade e suas classificações, podendo ser primária ou secundária. Apresentou as possíveis categorias de lesão, podendo ser considerada leve, moderada ou grave, com detalhes de cada uma.

“A palestra é necessária para conscientizar os médicos sobre a importância e gravidade do traumatismo cranioencefálico. A equipe de neurocirurgia do hospital vem trabalhando há mais de dois anos neste tema”, declarou Vaitsman.

O presidente da Somei, Rômulo Capello, mediou o encontro.