Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cocem: quatro comissões de ética tomam posse

12/06/2019

Quatro Comissões de Ética tomaram posse nessa terça-feira (11), durante reunião da Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ. As unidades participantes foram a Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, UPA 24 horas Copacabana, Hospital Federal de Bonsucesso e UPA 24 horas Botafogo.

À frente da mesa de abertura estavam o conselheiro e coordenador da Cocem, Walter Palis, e os conselheiros Luiz Zamagna e Ricardo Azêdo. Para iniciar a reunião, Palis convidou o presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobasp), Victor Grabois, para ministrar a palestra “Segurança do Paciente e os aspectos éticos”.

Grabois falou sobre assistência em saúde, os aspectos que envolvem a segurança do paciente, os principais descuidos que comprometem a segurança do atendimento, os danos associados ao cuidado de saúde, o cenário global da segurança do paciente, entre outros pontos. De acordo com o presidente as Sobasp, um em cada 10 pacientes sofre dano durante sua internação.

“A segurança do paciente não é um problema novo, mas só recentemente tomamos consciência da magnitude do problema. Prevenir é muito mais barato. Por isso é importante ter um processo bem estruturado e que todos os profissionais o sigam rigorosamente”, explicou.

Em seguida, Victor Grabois respondeu a questionamentos e dúvidas.

Conheça as comissões recém-empossadas, cujos mandatos vigoram até 11 de junho de 2021:

 

POLICLÍNICA NAVAL NOSSA SENHORA DA GLÓRIA – membros eleitos para o primeiro mandato:

Efetivos: Adriana Leal Luciano da Silva, Adriana da Silva Touça e Camila Marques Porcaro.

Suplente: Rodrigo de Mello Crespo, Rodrigo da Silva Pires e Lúcio Gustavo Guimarães de Souza.

 

UPA 24 HORAS COPACABANA – membros eleitos para o terceiro mandato:

Efetivos: Gustavo Fleury Sócrates Gomes Pinto e Cristina Mognon.

Suplentes: Thayane Brum Rosalino e Marco Antonio Antunes Martins.

 

HOSPITAL FEDERAL DE BONSUCESSO – membros eleitos para o décimo segundo mandato:

Efetivos: Sandra de Moraes Pereira, Ana Carla Sydronio de Souza, Paulo Cesar Fernandes e Rilza Beatriz Gayoso de Azeredo Coutinho.

Suplentes: Flavia Gonçalves Coelho de Souza e Oliveira, Marcia Saldanha dos Santos Moura Elba Sophia Theodoro Santos de Oliveira e Antonio Paulo Barça Evaristo de Araujo.

 

UPA 24 HORAS BOTAFOGO – membros eleitos para o terceiro mandato:

Efetivos: Luiza Pessoa Soares Oliveira e Luiza Fonseca Brandão. 

Suplentes: Adriana Vaz de Oliveira e Silva e Victor Nogueira Lopes.