Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Dois Dedos de Prosa com José Ramon Blanco

06/05/2019

Nascido na Espanha e naturalizado brasileiro, José Ramon Varela Blanco se formou em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1971, no extinto prédio da Praia Vermelha, e depois se especializou em dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia. Entrou para o CREMERJ em 1993 e, ao longo desses 26 anos, passou por quase todos os cargos de diretoria, inclusive a vice-presidência.

Conselheiro mais antigo da atual gestão, ele coleciona grandes memórias, como a compra da sede do CREMERJ, em Botafogo, e as grandes negociações por reajustes na saúde suplementar. Mas, nenhuma história lhe deu maior emoção do que o dia que representou o Conselho na formatura do seu filho Eduardo.

“Dentre minhas realizações em todos estes anos, sem dúvida, a que mais me emocionou foi quando era diretor e tive a felicidade de entregar a carteirinha de médico ao meu filho, que depois se tornou ortopedista”, recorda com orgulho e brilho nos olhos.

Extremamente dedicado a tudo que faz, o conselheiro se considera um homem emotivo. Ele acredita que esse é o seu segredo para se realizar um bom trabalho.

“Sou geminiano e isso faz com que eu tenha duas versões de mim mesmo. Às vezes, tenho um lado muito duro, mas dizem que vivo mais com a emoção do que com a razão. Acho que não estão enganados, pois se não colocarmos afeto em tudo que nos dedicamos, nada fará sentido”, falou sorrindo.

Ramon também fez questão ressaltar o respeito e admiração que tem pelos funcionários do CREMERJ, que considera de excelente nível.

“Os colaboradores são responsáveis pelo sucesso da casa, independentemente de qual for a gestão. A capacidade profissional e a responsabilidade no serviço que executam me enche de orgulho”, diz.

Atualmente Ramon participa das seguintes comissões: Saúde Suplementar, Defesa das Prerrogativas Médicas, Disciplinadora de Pareceres e Resoluções e Títulos de Especialistas. Também é conselheiro responsável pela Câmara Técnica de Dermatologia e membro da Câmara Técnica de Perícias Médicas.

Participação em associações

Foi presidente da Sociedade Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj) durante as gestões 2001/2003 e 2003/2007. Atualmente é diretor de Marketing e Empreendimentos da Sociedade. Em 2018 foi nomeado Médico do Ano pela Somerj, um reconhecimento por seu trabalho e dedicação a toda a classe médica.

Também presidiu a Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBD-RJ), nos anos de 2001/2002. Lá também foi responsável pela coordenação editorial da revista da associação, a Rio Dermatológico. Entrou para a diretoria da SBD Nacional como tesoureiro, em 1997, e nomeado secretário-geral, em 2003. Desde 2002 é membro da Comissão de Ética e Defesa Profissional

Junto com a Associação Médica Brasileira (AMB), participou da criação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM).