Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ repudia abordagem sobre exame de revalidação em novela

18/04/2019

O CREMERJ vem a público declarar repúdio pela forma com que o exame de revalidação do diploma de medicina foi citado, em uma cena da novela Órfãos da Terra (TV Globo), exibida na última segunda-feira (15). O episódio abordou a prova de maneira tendenciosa e demonstrou total desconhecimento ao exame, que segue padrão internacional e é aplicado em todos os países para médicos estrangeiros que desejam atuar em outra nação.

O exame avalia o nível do idioma do candidato, bem como o conhecimento técnico de pontos fundamentais da medicina. O intuito é garantir que o médico estrangeiro esteja habituado à língua da população e também à assistência médica daquele país para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes.

O CREMERJ reitera a importância do exame de revalidação do diploma de medicina no Brasil e é totalmente favorável à sua aplicação. A cena da novela, no entanto, dá a entender que a prova é inacessível e desnecessária, deixando claro que a direção da mesma desconhece o quanto ela é fundamental, além de ser uma medida adotada internacionalmente.

O Conselho tem o compromisso de assegurar a boa prática da medicina no Estado do Rio de Janeiro e por isso viu com preocupação as colocações acerca do exame, com repercussão em âmbito nacional. O CREMERJ compreende que a novela é de cunho artístico, mas, por buscar retratar a realidade, a mesma tem o dever de compartilhar informações com responsabilidade, prezando pela ética, pela verdade e pela segurança com a população brasileira.

Clique aqui e confira a cena na íntegra.