Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ fortalece fiscalizações no interior do RJ

17/04/2019

Durante a segunda reunião da Coordenação das Seccionais e Subsedes (Cosec), nesse sábado, 13, foi apresentada a proposta de realizar fiscalizações no interior com o apoio das representações locais. Para expandir as visitas de avaliação técnica para os municípios além da região metropolitana, o Departamento de Fiscalizações (Defis) espera contar com a ajuda da Cosec, tanto com o encaminhamento de documentações quanto com a presença de representantes em visitas conjuntas.

“Cada um conhece bem sua região e os problemas específicos de cada área. Queremos a ajuda de vocês com a demanda de hospitais em situação crítica para que possamos direcionar nossas ações também para o interior. Nossa intenção não é só fiscalizar e não acompanhar os desdobramentos. Estamos cobrando e queremos ver resultados concretos de melhora na assistência e nas condições de trabalho”, disse Luis Guilherme Teixeira, corregedor do CREMERJ, aos coordenadores das seccionais e subsedes.

Beatriz Costa, diretora e coordenadora da Cosec, destacou que a iniciativa parte de um levantamento de dados que constatou um número alto de estabelecimentos sem nenhuma certificação no Conselho ou irregular. A pesquisa foi feita com o cruzamento de informações do CREMERJ e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Para atender às metas de fiscalizações, o Conselho prepara um certame para a aquisição de mais médicos fiscais, já que a entidade conta hoje com apenas três profissionais na área, que não dão conta de cobrir todo o Estado.

A coordenadora da Cosec ressaltou também que o Conselho busca se aproximar cada vez mais das cidades do interior e está organizando eventos para discutir a Saúde de cada região e montar planos de ação: “Começamos por Teresópolis, onde fizemos um fórum em fevereiro. Dele, elaboramos a Carta de Teresópolis, um documento com ideias e metas para nortear a política de Saúde do município”. Segundo a diretora, há planos para próximos eventos em Nova Iguaçu e em Três Rios até junho e em Petrópolis, Valença e Vassouras no segundo semestre.

Participaram também da reunião da Cosec os conselheiros José Ramon Blanco e Benjamin Baptista, que também preside a Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), e os representantes das seccionais Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, Teresópolis, Três Rios, Valença e Volta Redonda.