Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cocem: três Comissões de Ética tomam posse

14/03/2019

Três Comissões de Ética tomaram posse nesta terça-feira (12), durante reunião da Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ. As unidades participantes foram Policlínica Naval de Campo Grande, Hospital São Lucas e UPA 24 horas Ricardo de Albuqueruque.

O coordenador da Cocem, conselheiro Walter Palis, afirmou que se empenhará junto aos gestores do Sistema de Regulação (Sisreg) para promover um debate sobre o funcionamento do sistema, em 9 de abril.

“Recebemos reclamações sobre o funcionamento precário do Sisreg em Nova Iguaçu, em relação à transferência de pacientes. Por isso, é pertinente conhecer como funciona o sistema em outros municípios e ouvir a SES. É importante que os médicos participem para esclarecerem suas dúvidas e apresentarem sugestões e demandas”, disse Palis.

A vice-presidente do CREMERJ, Célia Regina da Silva, falou sobre a relação do CREMERJ com as comissões e ministrou palestra sobre o funcionamento das comissões de ética. Ela explicou ainda o processo de eleição e posse dos membros da comissão; a atuação dos órgãos; os direitos e deveres dos integrantes e a possibilidade de participação de residentes e aposentados no comitê.

“A partir do momento em que a Comissão de Ética atua nos hospitais, temos a presença do CREMERJ na unidade. É importante essa aproximação e a troca de informações. O objetivo maior é zelar pelo exercício da profissão”, afirmou Célia. 

A vice-presidente do CREMERJ apresentou ainda dados sobre as 244 Comissões de Ética registradas na sede do Conselho. Do total, 125 mandatos estão em dia, 119 expirados e 20 cancelados ou desativados. Até este mês, dez processos eleitorais foram abertos, e 40 aguardam encaminhamento. Nas seccionais são 236 mandatos ativos, 119 expirados e 12 cancelados. 

Representantes das comissões médicas presentes apresentaram um resumo dos principais fatos analisados pelas Comissões de Ética em suas unidades e da rede, como a validade das comissões de ética, as atribuições do diretor-técnico e do diretor-geral, abertura de sindicâncias no CREMERJ e perícias médicas.

Conheça as comissões recém-empossadas, cujos mandatos vigoram até 12 de março de 2021: 

POLICLÍNICA NAVAL DE CAMPO GRANDE – membros eleitos para o quarto mandato:

Efetivos: Márcio Bersot Moura e Rafael Silva Felipe de Oliveira

Suplente: Cristine Garcia Pereira e Roberto Pichniski Araújo

 

HOSPITAL SÃO LUCAS – membros eleitos para o terceiro mandato:

Efetivos: Alexandre Rouxe Felipe, Teresa Cristina V. N. Vannucci, Aline Affonso de Carvalho e Carlos Galhardo Júnior

Suplentes: Rômulo Varella de Oliveira, Carlos Luiz Filgueiras, Fernando de Barros e Luciano de Figueiredo Aguiar

 

UPA 24 HORAS RICARDO DE ALBUQUERQUE – membros eleitos para o primeiro mandato:

Efetivos: Wagner Araújo Santos e Kassem Ali El Hage Ahmad

Suplentes: Guilherme Sales Escarpini e Fernanda Spinassé Lechi