Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ comparece ao III Congresso de Saúde Suplementar

06/12/2018

O conselheiro e coordenador da Comissão de Saúde Suplementar (Comssu) do CREMERJ, José Ramon Varella Blanco, compareceu ao III Congresso de Saúde Suplementar: A Saúde Suplementar do Futuro – Saúde Corporativa e o impacto econômico e sustentável, realizado no dia 4 de dezembro.

Para José Ramon tudo o que diz respeito à saúde da população é motivo para preocupação e muito debate. “Sem dúvida, esse tipo de evento tem um papel fundamental nas discussões dos problemas enfrentados pela saúde suplementar, principalmente, em relação a custeio. Porém, preocupa-nos o esvaziamento da figura principal nas ações de saúde, que é o médico. O médico como elemento central dentro da estrutura de atendimento tem sido colocado como gerador dos custos elevados de forma, subliminar, mas não é a realidade. Acredito que outras formas para redução de custo, que não seja a baixa da remuneração médica, precisam e devem ser tentadas. Vejo com satisfação o investimento das empresas nas atenções primárias. Esse é um ponto importantíssimo do debate que ora vivenciam. Há grande preocupação com a migração entre operadoras por parte de usuários, contudo esse é um risco dos negócios em saúde. A medicina vista exclusivamente como negócio aproxima-se de uma tragédia anunciada”, disse o conselheiro.

Na programação do evento foram debatidos o papel do RH, das empresas e das lideranças na promoção e prevenção em saúde da saúde corporativa; a atenção primária; o papel das seguradoras e operadoras e o impacto das doenças crônicas.