Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

HCE realiza 2º Colóquio de Saúde em Emergências e Desastres

23/11/2018

O diretor do CREMERJ Flávio Sá compareceu à abertura do 2º Colóquio de Saúde em Emergências e Desastres, nessa quarta-feira, 22, no auditório do Hospital Central do Exército (HCE). O evento ocorreu em dois dias consecutivos e contou com ampla programação, que incluiu palestras, mesas redondas e debates.

Reuniram-se na mesa solene o general e diretor do HCE, José Oiticica Moreira, o diretor adjunto e professor da Escola de Enfermagem Ana Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Alexandre Barbosa de Oliveira; e a vice-diretora da escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cristiane Rodrigues da Rocha.

O diretor do HCE mencionou a importância do evento como uma oportunidade de compartilhar conhecimento e troca de experiências. “É um enorme orgulho realizar esse evento com a participação de diversas outras instituições. Para o HCE é importante motivar e incentivar eventos científicos, principalmente, nesta área relacionada a emergências e desastres, que é a principal vertente militar na chamada saúde operacional. Esse evento congrega expertises e conhecimentos de vários órgãos. Vamos congregar esforços e conseguir cada vez mais evoluir”, iniciou o general Oiticica.

Na opinião de Flávio Sá, o evento abordou assuntos pertinentes. “No atual momento que atravessamos é importante discutir emergências e desastres, não só pela constância crescente de acidentes naturais graves em virtude das mudanças climáticas, como também pela possibilidade do país ser atingido por ações como atos terroristas. Infelizmente, temas que envolvem violência e catástrofe estão dentro da nossa realidade”, disse o diretor do CRM.

Entre os temas abordados durante o evento estavam: Práticas e representações do cuidado em conflitos armados; Demandas inter-setoriais nas fronteiras entre a guerra e a paz; Tecnologias e tendências voltadas ao cuidado em guerras e ameaças assimétricas; Demandas de cuidado na contemporaneidade: discussão de casos concretos; e Saberes e práticas voltadas ao cuidado em saúde.