Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

118 mil médicos ainda não realizaram recadastramento

17/11/2009

      Cerca de 118 mil médicos que atuam no território nacional ainda precisam atualizar seus dados profissionais para a confecção da nova Cédula de Identidade Médica. O processo é obrigatório, atendendo à Resolução 1827/2007, do Conselho Federal de Medicina (CFM). O prazo final é o dia 11 de maio de 2010. O recadastramento visa a atualizar os dados e permitir saber de fato quem são os médicos brasileiros. As qualificações, área de atuação e características profissionais, como local de origem e de exercício profissional, devem auxiliar em pesquisas e estudos estatísticos que permitam às entidades traçar o perfil e as necessidades dos médicos do país.

      O formulário está disponível somente na internet. Caso o médico não tenha acesso, cada conselho regional disponibilizará computadores na sede da entidade. No documento deverão ser informados dados como número do CPF, CRM e data de nascimento. Depois de preenchida, a ficha deverá ser entregue, juntamente com os documentos originais e cópias, na sede do CRM de inscrição primária.

      Dados do CFM revelam que até a primeira semana de novembro, foram recadastrados 33% dos 176.218 médicos aptos distribuídos em 25 estados e no Distrito Federal. Atualmente, o estado mais atualizado é o Paraná, com 46% (10.893), seguido pelo Mato Grosso, com 35% (1.508). Nesta conta não estão incluídos os quase cem mil do estado de São Paulo que tiveram processo à parte em 2007, com início do processo de recadastramento em outubro de 2005.

      Para o relator da Resolução 1827/2007, Gerson Martins Zafalon, conhecer o número exato de médicos ativos facilita a comunicação e dará condições para os conselhos trabalharem um orçamento realista. \"Fica difícil saber se o médico está em atividade, se mudou do país, se registrou seus títulos de especialista, se está em dia com as anuidades, ou se é inadimplente\", justificou. Zafalon ressaltou que a atualização cadastral deverá gerar economia aos conselhos, uma vez que com a base de dados atualizada as publicações e documentos enviados aos profissionais não deverão retornar ao remetente.

      A medida também facilitará o combate à ação de criminosos que falsificam a carteira de identidade de médicos, uma vez que o documento será emitido pela Casa da Moeda e possui itens que possibilitarão maior segurança. \"A nova carteira irá inibir a prática do crime de exercício ilegal da Medicina que tanto prejudica a população e os profissionais que tiveram os documentos fraudados\", afirma Zafalon, lembrando que não há custo paar emissão deste documento.

    Como fazer:
    No CREMERJ é o próprio médico quem agenda data e horário para entrega da foto e assinatura para confecção da nova Carteira de Identidade Médica. Porém, só poderão agendar a visita os médicos que já tiverem feito seu recadastramento no site do CREMERJ. 

     Para fazer o seu agendamento, clique aqui.

     Para fazer o seu recadastramento, clique aqui.

     Além da foto, não há obrigatoriedade de entregar nenhum outro documento no dia agendado. Porém, nesta ocasião, o CREMERJ vai aproveitar para solicitar a ALGUNS MÉDICOS documentos que ainda não constem no nosso arquivo. Serão casos excepcionais e individualizados, apenas se houver a necessidade, e o médico será informado através de prévio contato do Conselho.

     Outras informações podem ser obtidas na Ouvidoria do Cremerj, nos telefones (21) 3184-7268, 3184-7142 ou pelo e-mail registromedico@cremerj.org.br.

     Quando pronta, a nova carteira ficará disponível no Cremerj, e o médico receberá um aviso para retirá-la. 
     
    Mas atenção: o documento não deve ser plastificado para não comprometer a imagem latente, um dos itens de segurança de suma importância.

       Conheça alguns dos elementos de segurança da nova Cédula de Identidade Médica, produzida pela Casa da Moeda:
      - IMAGEM LATENTE. Presente nos dois espelhos da cédula, a sigla CFM é visível observando-se o documento inclinado e sob uma fonte de luz;

      - MICROLETRAS EM NEGATIVO. A tarja vertical é ladeada pelo texto Conselho Federal de Medicina e as tarjas horizontais possuem o texto Identidade de Médico, ambas impressas em calcografia;

      - IMPRESSÃO EM TINTA INVISÍVEL LUMINESCENTE. As Armas da República e a palavra Autêntico surgem repetidas sobre o documento, sob luz ultravioleta;

      - MICROLETRAS EM POSITIVO. Na área da fotografia, em impressão off-set cinza, observa-se o texto Conselho Federal de Medicina, em linhas ondulares;

      - FUNDO NUMISMÁTICO. O fundo numismático apresenta as Armas da República e a sigla CFM.