Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Enem debate assistência à saúde, formação e trabalho médico

28/08/2018

O XIII Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem), definiu os principais pontos de pauta em comum para os próximos anos, pelas entidades médicos e médicos de todo o país, nos dias 27 e 28 de julho, em Brasília - DF. O evento teve como objetivo nortear a postura da classe médica frente aos diversos aspectos relacionados à assistência médica à saúde, à formação médica e ao mercado de trabalho do médico.

"Chegamos ao final deste evento com um resultado exitoso, fruto de um trabalho profícuo, da experiência e do engajamento de muitos médicos brasileiros. Construímos aqui propostas concretas e convergentes aos interesses da classe e da sociedade como um todo", disse Carlos Vital, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), ao ressaltar ainda a importância da união das entidades médicas, sem a qual não seria possível alcançar tal resultado.

Durante o evento, as lideranças médicas se debruçaram sobre temas como a formação médica (graduação, pós-graduação e exames de avaliação para o exercício profissional); mercado de trabalho do médico (prestação de trabalho no SUS, o impacto do Programa Mais Médicos no mercado de trabalho, atuação no Sistema Suplementar de Saúde, e Carreira de Médico de Estado); e Assistência Médica à Saúde no Brasil (modelos de gestão de Sistemas de Saúde e financiamento).

O conselheiro federal e do CREMERJ Sidnei Ferreira foi o responsável por apresentar as propostas debatidas no Pré-Enem - Rio de Janeiro, que contou com a presença de representantes  do CREMERJ, da Associação dos Médicos do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), da Associação dos Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro (Amererj), da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro.

Participaram da organização do Enem o CFM, a Associação Médica Brasileira (AMB), a Federação Médica Brasileira (FMB), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR).

Destaques – Dentre outros pontos discutidos, os delegados estaduais definiram os que serão cobrados dos gestores providências para sanar problemas estruturais do Sistema Único de Saúde (SUS), os quais exigem urgentes investimentos públicos em todos os níveis de assistência (atenção básica, média e alta complexidade).

Além disso, os representantes apresentaram sugestões de soluções aos problemas que interferem os rumos da saúde e da Medicina, e que contribuem para a redução de desigualdades, a promoção do acesso universal aos serviços públicos e para o estabelecimento de condições dignas de trabalho para os médicos e de saúde à população.

Como parte de uma política de interiorização do profissional, uma das propostas defendidas foi a criação da carreira de Estado do médico. Para as entidades, a carreira seria a garantia para melhorar o acesso da população aos atendimentos médicos, especialmente no interior e em zonas de difícil provimento.

Vários aspectos que permeiam a formação médica também foram votados e discutidos. A respeito deste tema, prevaleceu, por exemplo, a luta por remuneração adequada e qualificação para o corpo docente e a fiscalização das estruturas hospitalar e ambulatorial das instituições que servem de estágio às escolas médicas, bem como das condições de preceptoria.

Veja os links abaixo para ler o manifesto e as propostas do Enem.