Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CRM promove palestra sobre a arte da medicina à beira do leito

02/08/2018

O tema A arte da medicina à beira do leito foi abordado em mais uma aula do ciclo de palestras, promovido pelo CREMERJ, nesta quarta-feira, 1º. O presidente do CRM, Nelson Nahon, e o vice-presidente, Serafim Borges, abriram o evento e falaram sobre a importante tradição dos cursos de educação médica continuada.

“O objetivo do CRM é trazer aos colegas informações mais atuais possíveis sobre todas as especialidades médicas”, iniciou Serafim.

À frente da palestra, o cardiologista e professor Reinaldo Hadlich falou sobre como interpretar um exame físico cardiológico e também destacou a aplicação da fisiologia cardíaca no conhecimento evolutivo e interpretativo dos diversos estágios hemodinâmicos das doenças cardiovasculares.

“Quero mostrar como apresentar o diagnóstico aos seus pacientes sem a necessidade de exames sofisticados e muito caros. Há 30 anos, os médicos recebiam seus pacientes e tinham o apoio de aparelhagens, como o eletrocardiograma e o raio-x. Porém, com o passar do tempo, foram surgindo métodos de alta tecnologia e muitos deixaram de focar noexame físico, na anamnese e na interpretação de exames mais simples, gerando um custo altíssimo para a medicina”, disse Reinaldo.

A palestra, que também foi transmitida em tempo real no site do CRM, contou com a participação do público, que pode fazer perguntas e comentários sobre o tema.