Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Evento da Uerj discute inovação em saúde

13/06/2018

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) promoveu, nessa quarta-feira, 13, o X Workshop de Ciência Tecnologia e Inovação, em auditório do Museu do Amanhã. O evento teve como tema "Inovação na saúde: uma nova era" e destacou em palestras temas como a inteligência artificial, a cirurgia robótica e, especialmente, os desafios de diminuir os custos da tecnologia. Em meio à crise que a universidade enfrenta, discutir o futuro se torna essencial, como comentou a vice-reitora, Maria Georgina Muniz Washington.

“Esse evento é fantástico e mostra o que a Uerj, mesmo dentro da crise, está fazendo pela saúde. Só para citar um exemplo, nós conseguimos, nos dois últimos anos, zerar a fila pré-existente no SUS de cirurgia de câncer de próstata. Nós não estamos parados, estamos vivos, graças aos profissionais que fazem o que amam e, principalmente, que têm muita responsabilidade com o dinheiro público.

O presidente do CREMERJ, Nelson Nahon, participou da mesa de abertura do evento e ressaltou a importância da Uerj e do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) neste contexto.

“Há dois anos, nós visitamos o Hupe, porque ele estava ameaçado de fechamento, mas a organização e mobilização dos profissionais, da reitoria, das entidades e da comunidade não deixou que isso acontecesse. Apesar do subfinanciamento e da má gestão que temos enfrentado na saúde pública, a nossa mobilização está dando certo. O Hupe resiste, a Uerj resiste!”.

Os temas abordados nas mesas de discussão durante o dia foram a pesquisa e o financiamento em saúde, os desafios e avanços no século XXI, as interfaces e construções da comunicação na saúde, a ética envolvendo inovações na saúde, a gestão do conhecimento e da inovação e a informatização dos hospitais públicos no Brasil.

“Nesses 10 anos, nós trabalhamos com inovação em várias áreas, mas a saúde nunca deixou de estar presente. Nossa proposta de inovação é minimizar o custo da saúde para que possamos ter uma inclusão social maior”, resumiu Marinilza Bruno de Carvalho, coordenadora do Departamento de Inovação da Uerj e uma das organizadoras do evento.

Estiveram presentes na mesa de abertura outros representantes da universidade e membros da Fiocruz e do Inmetro.