Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

COCEM: duas comissões de ética são empossadas

08/05/2018

As comissões de ética dos Hospitais Integrados da Gávea e do Hospital Municipal Raphael de Paula Souza tomaram posse nesta terça-feira, 8, durante reunião da Coordenação das Comissões de Ética (Cocem) do CREMERJ.

A mesa de abertura do encontro foi composta pelo coordenador da Cocem e vice-presidente do Conselho, Serafim Borges, e pela assessora jurídica do CRM Katia Oliveira.  Serafim destacou em seu discurso inicial a luta do Conselho contra o abandono da saúde pública no estado do Rio e o grande descaso do Governo Federal com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Em seguida, o médico apresentou a palestra “Atestado médico para a prática de esportes: como elaborar, validade por quanto tempo e qual o valor jurídico”. Durante sua fala, Serafim manifestou sua desaprovação à lei estadual 6.725 de 2014, que dispensa a obrigatoriedade de apresentação de atestados médicos em academias de ginástica. Segundo o vice-presidente, a legislação contraria um parecer do Conselho Federal de Medicina (CFM) que recomenda a exigência de atestado médicos para as pessoas que solicitam liberação para praticar esportes e exercícios físicos. “A prática de atividades físicas sem a avaliação prévia de um médico pode representar um risco para a saúde do atleta”, afirmou Serafim. Ao fim da reunião, os integrantes da mesa responderam dúvidas dos participantes da palestra.

Confira abaixo as comissões ética recém-empossadas, cujos mandatos seguem até 8 de maio de 2021.

HOSPITAIS INTEGRADOS DA GÁVEA   
Membros eleitos para o sexto mandato:

Efetivos: Arthur Oswaldo de Abreu Vianna, Lílian Vieira Carestiato, Luis Felipe de Camillis dos Santos e Andre Caetano Barbosa Campos.
Suplentes: Helio Roque Figueira, Leonardo Vasconcellos de Araujo, Nestor Augusto Charris Garcia e Simone Polonine Silva.

HOSPITAL MUNICIPAL RAPHAEL DE PAULA SOUZA
Membros eleitos para o sétimo mandato:
Efetivos:
Celso Lessa Garcia Junior e Carla Novaretti dos Santos Sodré.
Suplentes:
Andre Luis Poppe Peçanha e Rui Orofino do Nascimento.