Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Socerj realiza 35° Congresso de Cardiologia

12/04/2018

O presidente e o vice-presidente do CREMERJ, Nelson Nahon e Serafim Borges, compareceram à abertura do 35º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj). Realizado nos dias 11, 12 e 13 de abril, o evento contou com extensa programação, que incluiu mesas redondas, palestras e debates.

Na mesa de abertura estavam reunidos, o presidente do CRM, Nelson Nahon; a presidente da Socerj, Andrea Araújo Brandão; o presidente do 35ºCongresso da Socerj, Ricardo Mourilhe Rocha; o secretário de saúde do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Gama; o secretário de Saúde do município do Rio de Janeiro, Marco Antônio de Mattos; o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Oscar Dutra, e o diretor científico da Socerj, Cláudio Tinoco Mesquita.

O presidente do CREMERJ parabenizou a organização do evento e reforçou a luta por melhorias na saúde.

“O CRM reafirma, junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e demais entidades médicas, que o nosso Sistema Único de Saúde (SUS) é viável, só precisa de financiamento e gestão competente. O enorme público deste congresso é a prova de que nós, médicos, trabalhamos muito e sempre buscamos nos atualizar (aprimorar) para garantir um melhor atendimento ao doente”, desabafou Nelson.

Andrea Araújo Brandão apresentou estatísticas importantes sobre a cardiologia no Rio de Janeiro.

“Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam o Rio de Janeiro como o estado com a maior prevalência de hipertensão arterial em nosso país, quase 32% de prevalência. No primeiro dia de congresso, realizamos a capacitação de 600 profissionais de saúde sobre a abordagem da hipertensão arterial. Neste processo contamos com a parceria dos representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Antonio Ribeiro e Vinício Elia, que ainda ajudaram na elaboração do Manual de Hipertensão Arterial, divulgado pela Sociedade”, agradeceu a presidente da Socerj.

O vice-presidente do CRM e cardiologista, Serafim Borges, apontou a importância do trabalho desenvolvido em conjunto com a Socerj para prevenção da doença cardiovascular. “O CREMERJ e a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro vêm trabalhando arduamente na divulgação das formas de prevenção de doenças cardiovasculares e da importância do pronto atendimento ao doente coronariano, além de promover debates para a melhoria na saúde da população”, concluiu Serafim.