Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CRM participa de reunião da Somerj

09/04/2018

A Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj) realizou, nos dias 6 e 7 de abril, sua 2ª reunião do Conselho Deliberativo e Diretoria Plena de 2018, na Associação Médica Fluminense (AMF), em Niterói.

O presidente do CREMERJ, Nelson Nahon, participou do encontro e defendeu a união das associações frente à crise na saúde pública. A reunião foi também uma celebração em homenagem ao Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril.

“Sempre nos sentimos muito felizes em receber a Somerj e dessa vez estamos aproveitando para comemorar também o Dia Mundial da Saúde. Essa data vem sendo celebrada há 70 anos, desde a criação da Organização Mundial de Saúde (OMS)”, comentou a presidente da AMF, Zelina Caldeira, durante a abertura do evento.

Em sua palestra "Doenças Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas", o médico Waldemir Bragança Bragança apresentou alguns conceitos e deu exemplos de doenças que tem preocupado a comunidade médica. Ele também destacou a importância do Dia Mundial da Saúde e relembrou Marcolino Gomes Candau, médico formado na Faculdade Fluminense de Medicina que foi o único brasileiro a dirigir a OMS, entre 1953 e 1973.

Ao final, Bragança prestou homenagem ao trabalho de Oswaldo Cruz. “Precisamos destacar o trabalho de Oswaldo Cruz, patrono da saúde pública no Brasil e aquele que conseguiu enfrentar os três dragões devoradores de vidas: a febre amarela, a varíola e a peste bubônica”, disse o palestrante.

O presidente do Somerj, Benjamin Baptista, e as conselheiras do CRM Kássie Cargnin, Ilza Fellows e Márcia Rosa de Araújo também estiveram presentes no encontro.