Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Atualização sobre atendimento ao politraumatizado

27/10/2009


Aproveitando o encontro de especialistas internacionais reunidos no 1º Fórum Global de Atendimento ao Trauma no Rio de Janeiro, nesta semana, o CREMERJ, o Grupo de Trauma do Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) e as sociedades brasileiras de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait) e de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) vão realizar o 4º Seminário Internacional de Atualização no Atendimento ao Paciente Politraumatizado.

Promovido pela Federação Internacional de Medicina de Emergências e Traumas (Ifem, na sigla em inglês), o evento acontece após o fórum, na sexta-feira, 30, no Windsor Barra Hotel. As sessões serão coordenadas pelos especialistas Gautam Bodiwala, Álvaro Réa Neto, Evandro Freire, Edmundo Ferraz, Aloísio Tibiriçá e Maria Lucia Cortes da Silveira.

Trauma é o líder global das causas de morte e deficiência, especialmente nos países em desenvolvimento, onde acontecem mais de 90% das mortes pelo trauma. Foi estimado que ao menos 2 milhões das 5,8 milhões de pessoas que morrem de trauma ao ano poderiam ser salvas se houvesse melhora na capacidade de atendimento ao trauma, incluindo-se, também, uma cultura de prevenção.

A questão recebeu notável atenção em 2007, quando a Assembléia Mundial de Saúde adotou a resolução 60.22 nos serviços de atendimento ao trauma e à emergência. Essa resolução recomendou diversos passos concretos que ajudariam a fortalecer os serviços mundiais de tratamento ao trauma.


Confira a programação do 4º Seminário Internacional de Atualização no Atendimento ao Paciente Politraumatizado:

8h – Atendimento Pré-Hospitalar no Rio de Janeiro - Fernando Suarez,da SESDEC
8h15 - Atendimento Pré-Hospitalar na Colômbia - Andrés Rubiano (Colômbia)
8h30min – Atendimento Primário e seu Impacto na Saúde - Newton Lemos, da OPAS (Brasília)
8h40min – Abertura – “A importância de Priorizar o Trauma na Medicina”
AMIB – IFEM – CBC – CREMERJ – SBOT – SES – ABRAMEDE – GTRJ
9h – O custo do trauma nos países em desenvolvimento - Tom Fullan – BJD (USA)
9h15min – Diretrizes podem melhorar atendimento ao traumatizado? - José Luiz Gomes do Amaral , da AMB
9h30min – Conceitos atuais em suporte avançado de vida - Renato Poggetti (SP)
9h45min – Controle do Dano - Pierre Hoffmeyer (Suíça)
10h – Avaliação de qualidade e Checklist ajudam a reduzir falhas? - Charles Mock, da OMS
10h15min – Café
10h35min – Experiências internacionais: O que contribuiu para a melhoria do atendimento ao traumatizado nos seus países: “Up to Date”
África – Jacques Goosen – África do Sul
Ásia/Pacífico – Manjul Joshipura – Índia
Europa – Raed Arafat – Romênia
Oriente – Wahid Al Kharusi – Oman
Américas – Renato Poggetti – Brasil
11h35min – Atendimento inicial ao politraumatizado - Roberto Frota Pessoa (RJ)
11h45min – Vias aéreas - Eduardo Kanaan (RJ)
11h55min – Choque - Carlos Martins (RJ)
12h05min – TCE - Ricardo Breigeiron (RS)
12h15min – TRM - Ricardo Lima (RJ)
12h25min – Tórax - Jorge Barillo (RJ)
12h35min – Abdome - Samir Hasslan (SP)
12h45min – Pelve - José Sérgio Franco (RJ)
12h55min – Na criança e no Idoso - Domingos Ferreira (MG)
13h10min – Musculoesquelético - Marcos Musafir (RJ)
13h25min – Cenários e Take Home Messages


1º Fórum Global de Atendimento ao Trauma
O fórum que acontecerá nesta quarta e quinta-feira, 28 e 29, procura implementar as recomendações da resolução. Ele está sendo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o apoio do Ministro da Saúde do Brasil, do governo do Estado do Rio de Janeiro, da Organização Panamericana de Saúde e da Década do Osso e da Articulação.

Cerca de 120 dos melhores especialistas em atendimento ao trauma vão participar do evento, incluindo representantes de sociedades de profissionais e administradores que lidam com o trauma, além de planejadores de saúde cujos portfolios incluem trauma. O fórum quer chamar mais atenção para melhorias sustentáveis e acessíveis dos serviços de atendimento ao trauma, que poderiam ser aplicados globalmente.

Dentre os participantes estão o ministro da Saúde José Gomes Temporão; Dario Birolini, professor de Trauma da Universidade de São Paulo e coordenador do ATLS; Gautam Bodiwala, presidente da Federação Internacional de Medicina de Emergência (Reino Unido); Jacques Gooses, professor e membro da Faculdade Real dos Cirurgiões (África do Sul); Pierre Hoffmeyer, membro do Conselhoda Fundação AO (Suíça); Manjul Joshipura, diretor da Academia de Traumatologia (Índia); Lars Lidgren, presidente da Década do Osso e da Articulação (Suécia); Jeremy Shiffman, professor da Universidade de Siracusa (Estados Unidos); e Paul de Windt, presidente daFederação do Trauma da América Latina (Curaçao).

4º Seminário Internacional de Atualização no Atendimento ao Paciente Politraumatizado
Quando: 30 de outubro, das 8h às 14h
Onde: Windsor Barra Hotel
Informações: (21) 3184-7132 a 7137