Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

DGH: apenas 140 profissionais a mais para hospitais federais

05/04/2018

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), afirmou que apenas cerca de 140 novas vagas serão abertas para profissionais de saúde na rede federal do Rio de Janeiro no próximo certame. A informação foi apresentada na quarta-feira, 4, durante reunião do DGH com o CREMERJ, representantes da Comissão Externa da Câmara dos Deputados Federais, do corpo clínico dos hospitais federais e de outros conselhos regionais da área da saúde.

Em 28 de março, o Ministério do Planejamento publicou uma portaria interministerial autorizando a contratação temporária de 3.592 profissionais, mas segundo o diretor do DGH, Alessandro Magno Coutinho, a grande maioria dessas vagas é para renovação de contratos encerrados ou próximos do fim.

“São aproximadamente 140 novas vagas para profissionais atuarem nas atividades de assistência à saúde de unidades hospitalares federais no estado do Rio de Janeiro. Dez mil pessoas já se inscreveram para concorrer no certame, aberto na terça-feira, 3”, disse Alessandro.

O presidente do CRM, Nelson Nahon, e o diretor do Conselho Gil Simões se retiraram da reunião em protesto contra a decisão do Ministério de contratar somente 140 funcionários, e foram apoiados por representantes do corpo clínico do HFB ao deixar o encontro.

“Voltamos à estaca zero. O déficit de recursos humanos nos hospitais e institutos federais do Rio é enorme, principalmente no HFB, no Hospital Federal do Andaraí e no Hospital Federal Cardoso Fontes, e o Ministério da Saúde está negando essa falta de médicos abrindo tão poucas vagas, contrariando até mesmo uma ação na justiça que determina a obrigação de mais contratações. O CREMERJ optou sair da reunião em protesto ao retrocesso na discussão e voltará apenas quando o DGH tiver uma proposta decente e satisfatória”, declarou Nelson.