Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cocem realiza reunião na sede

14/03/2018

A Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ realizou, nesta terça-feira, 13, sua reunião mensal. Durante o encontro, foram apresentadas as principais ações do CRM no ano de 2017 e debatidas diversas situações que envolvem a ética nas unidades.

O coordenador da Cocem, o diretor Serafim Borges, abriu a sessão dando os informes do CREMERJ — entre eles, os eventos da educação médica continuada e a posição do CRM sobre o grande número de empresas que estão contratando médicos como pessoa jurídica. Borges também falou sobre a importância das comissões de ética, principalmente no momento de crise da saúde no Rio de Janeiro.

“As comissões de ética são um braço forte do conselho nas unidades. É importante que elas estejam sempre próximas e presentes nas reuniões, pois é uma forma de o CRM conhecer a realidade de cada hospital e suas dificuldades éticas e de assistência à população”, disse.

O conselheiro Armindo Fernando da Costa falou sobre a crise no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), devido à falta de recursos humanos nos ambulatórios e na nova emergência, inaugurada em 28 de fevereiro. Ele também comunicou a criação de 28 novos cursos de Medicina no País, autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) esta semana.

Em seguida, a diretora Erika Reis mostrou um balanço das ações de todos os setores do CREMERJ em 2017. No encontro, foram discutidas também questões referentes a preenchimento de prontuário médico, identificação de CRM nos receituários e aborto legal.