Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Seminário no HFSE debate relevância da residência médica

01/03/2018

As conquistas e os desafios do médico residente foram debatidos durante o Seminário de Apresentação de Médicos Residentes, realizado em 1º de março, no auditório do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE). O evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e pelo Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (Nerj).

Na abertura, estavam reunidos o presidente do CRM, Nelson Nahon; a representante da SES-RJ, Karina Pacheco; o coordenador de residência médica do Nerj, Bruno Morisson; o diretor-geral do HFSE, Alexandre de Castro do Amaral; o coordenador assistencial do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde (DGH/MS), Luiz Augusto Vianna; e o presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Jorge Darze.

Nelson Nahon citou alguns dos problemas enfrentados na saúde pública e reforçou a importância das entidades médicas na defesa da profissão e da qualidade de atendimento.

“Não podemos esquecer que quem mais sofre com esse descaso é a nossa população. Portanto, sejam éticos, estudem bastante e participem das entidades, como o CREMERJ, o Conselho Federal de Medicina, a Federação Nacional dos Médicos, a Associação dos Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro (Amererj) e a Coordenação Estadual de Residência Médica (Ceremerj), que tem à frente uma pioneira e grande defensora da qualidade da residência médica”, disse Nahon.

A palestra com o tema Residência Médica Hoje, proferida pela presidente da Ceremerj, Susana Maciel Wuillaume, iniciou o ciclo de apresentações. O vice-presidente da Amererj, Luiz Fernando Rodrigues, falou sobre Direitos e Deveres do Médico Residente na Legislação Atual: Conquistas e Dúvidas mais frequentes.

“A Amererj é uma instituição feita para os residentes, por isso, fiquem à vontade para nos procurar sempre. Saibam que vocês vão precisar de toda essa alegria para compensar o esforço e o trabalho árduo que vão enfrentar”, afirmou Rodrigues.

Os temas Empreendedorismo na medicina e Síndrome de Burnout na residência médica foram apresentados por Luciana Lessa e Lina Rosa Morais, respectivamente.