Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Residentes têm nova reunião com secretário municipal de Saúde

05/02/2018

Residentes e representantes da Associação dos Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro (Amererj), do CREMERJ, do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed-RJ) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) se reuniram nesta segunda-feira, 5, com o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Marco Antônio de Mattos. O encontro teve como objetivo discutir as demandas apresentadas pelos residentes na última reunião, realizada em 12 de janeiro.

Durante o encontro, o secretário apresentou as propostas de solução para problemas estruturais, falta de equipamentos para exames e cirurgias, segurança precária e baixo estoque de medicamentos e insumos. Sobre a criação de um calendário fixo de pagamento, o gestor informou que só será possível definir as datas após o mês de março. Também foi anunciado que os residentes passarão a receber contracheque.

“A abertura de canal de diálogo mais direto com a prefeitura tem se mostrado positiva, pois já nos mostraram, com a apresentação do andamento das demandas, a intenção de dar celeridade à resolução dos problemas. A manutenção dessa aproximação vai ajudar muito a dar voz aos residentes que estão na ponta e que vivem de perto as deficiências da rede”, disse o presidente da Amererj, Francisco Coelho.

O presidente do CREMERJ, Nelson Nahon, destacou que para as propostas do secretário realmente serem concretizadas, é preciso que o orçamento da Saúde não seja contingenciado, como aconteceu em 2017.

Estiveram presentes o vice-presidente do CREMERJ, Renato Graça; o presidente da Fenam, Jorge Darze; a diretora do Sinmed-RJ, Mônica Jung; a subsecretária geral executiva da secretaria municipal de Saúde, Ana Beatriz Busch; e o subsecretário de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência, Mario Celso Júnior.