Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ promove palestra sobre marketing e ética médica

24/11/2017

Marketing, mídias sociais e ética médica foram os temas abordados em mais uma palestra promovida nesta quinta-feira, 23, pelo CREMERJ, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O vice-presidente do CREMERJ, Renato Graça, abriu o evento ao lado da coordenadora do MBA Executivo da FGV, Tânia Regina Furtado; da professora de marketing da FGV e psicoterapeuta Nazareth Ribeiro; e da coordenadora da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do CREMERJ, a conselheira Kássie Cargnin.

“O tema escolhido para esta quinta palestra do CRM, em parceria com a FGV, foi marketing, mídias digitais e ética médica. E é interessante ressaltar que o Conselho, este ano, fez dois importantes avanços tecnológicos: o lançamento do aplicativo CREMERJ e a TV CREMERJ. A intenção é oferecer aos colegas sempre algo a mais do que o Conselho, por lei, tem o dever de fazer. Entre as vantagens estão as aulas de educação médica continuada, que são transmitidas em tempo real, a publicação de revistas científicas gratuitas, além das inovações tecnológicas que servem para informar e ajudar os médicos”, disse Renato, ainda informando que a parceria com a FGV continuará em 2018 com maior enfoque no médico jovem.

Em sua palestra, Nazareth Ribeiro abordou os aspectos do marketing e das mídias sociais. Em seguida, a conselheira Kássie Cargnin falou sobre marketing e a ética médica:

"Temos percebido que os colegas, em especial os jovens médicos, têm um conhecimento restrito do que se pode ou não fazer em termos de divulgação médica, principalmente com relação às mídias sociais. Dentre as questões fundamentais nesse tema, é importante frisar que não se pode prometer resultados nem noticiar tratamentos que não têm respaldo técnico nem ético pelo Conselho Federal de Medicina", salientou. Ela ainda destacou que a resolução CFM 2.126, de 2015, fez uma adequação das normas para a divulgação de conteúdo médico nas mídias sociais, proibindo, entre outras coisas, a publicação de selfies em ambiente de trabalho ou imagens de "antes e depois" de procedimentos".


Os conselheiros Sérgio Fernandes, Erika Reis, José Ramon Blanco e Luís Fernando Moraes também estiveram presentes no evento.