Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Concurso cultural do Baile do Médico

19/10/2009


A semelhança entre a arte e a medicina explorou a criatividade dos médicos no concurso cultural promovido pelo CREMERJ. Os dez vencedores ganharam convites para o Baile do Médico, que será na terça-feira, 20, no Citibank Hall, e terá show do grupo Roupa Nova.

Veja abaixo as frases e os autores campeões do concurso:

Alan da Silva Praxedes Vieira
“Toda a semelhança possível: temos musas e ‘musos’ inspiradores, que são os nossos pacientes; exames com imagens incríveis, que mais parecem pintadas à mão; e condições de trabalho que por vezes nos impedem de elaborarmos nossas telas. Junte tudo isso ao amor necessário para que bons frutos sejam gerados em ambas as profissões e voilà: Leonardo Da Vinci tinha CRM ou nós é que temos pincéis em nossas mãos?“

Estela Martins da Costa Carvalho
“Medicina - dom, sensibilidade, inspiração. É se embevecer numa fusão de sentidos por cada descoberta que envolve o corpo humano, a mais divina obra de arte...”

Fabia Maria Marques Luna
“A arte e a medicina são o milagre da inspiração do ser humano.”

Fabiana Cristina Barros Torres
“A lapidação do conhecimento e prática tornam a medicina uma arte, cuja perfeição só é percebida pelos olhos do paciente, confiante em nossa habilidade e ciente de nossa dedicação, desenvolvidas ao longo de anos, assim como o requinte de uma obra-prima.“

Fabio Cavalcanti de Souza
“Atuam profundamente no ser humano, podendo até mudar sua história.”

Flavia Ramos Bello
“Seria mais fácil dizer qual a diferença entre a arte e a medicina. Artistas e médicos fazem rir e chorar. Cirurgiões esculpem corpos. Pediatras fazem do exame físico um balé de distrações. O clínico é como um maestro da sinfonia dos órgãos do corpo humano. Somos malabaristas com a falta de tempo e os escassos recursos. Usamos a palavra de várias maneiras, para melhor sermos entendidos. Investigamos sintomas, interpretamos resultados, acertamos diagnósticos. A diferença é que muitas vezes nós não recebemos os merecidos aplausos no final do plantão...”

Gilda Maria Martins Santos
“As duas exigem conhecimento e técnica para executar, transcendência de se doar e paciência para esperar.”

Lidia Sobral e Silva
“A medicina é uma filosofia de vida, na qual o médico realiza a arte de amenizar os sofrimentos e salvar vidas independentemente de reconhecimento, por mero prazer de ser médico e um artista.”

Maria Guiomar de Souza
“A medicina com amor, criatividade e dedicação vem restaurando, renovando e embelezando a grande arte chamada homem!”

Vera Lucia Cordeiro Chagas
“Medicina é a arte de proporcionar harmonia ao bom conviver entre o corpo, a alma e o espírito.”