Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cocem promove palestra sobre prontuário médico e empossa CEMs

14/11/2017

Cinco comissões de ética médica foram empossadas pela Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ, nessa terça-feira, 14. As instituições de saúde que participaram da solenidade foram: Hospital da Mulher Heloneida Studart, Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti – HEMORIO e UPAs 24 horas Botafogo e Ilha do Governador.

"Prontuário Médico - Qualidade no Registro e Questões Éticas", esse foi o tema de palestra apresentada pelo vice-presidente do CREMERJ, Renato Graça, durante reunião da Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem). A palestra faz parte da iniciativa de educação médica da Cocem que visa a abordar temas não necessariamente técnicos, mas que são do interesse dos profissionais e que são úteis no seu dia a dia.

"Temos que ver o prontuário como o registro dos cuidados multiprofissionais, mas também como um instrumento da saúde pública, que fornece informações para o direcionamento de políticas públicas, e, ainda, como um documento legal, que, inclusive, permite a defesa do médico em certas situações", explicou Renato Graça.

Na reunião foram discutidas também questões referentes à luta do Conselho pela saúde pública, atualizando os médicos sobre a situação dos contratos temporários dos profissionais dos hospitais federais, assim como o fechamento de serviços e as dificuldades de áreas como a cirurgia cardíaca pediátrica. Foram apresentados também os novos recursos lançados este mês pelo Conselho: o aplicativo e a TV CREMERJ, que são ferramentas importantes para o acesso dos médicos aos serviços do Conselho, como cursos e publicações científicas, além de notícias e código de ética.

Os membros da diretoria do Conselho, Serafim Borges e Erika Reis atualizaram os membros de comissões de ética presentes sobre a situação da saúde.

"Temos a questão dos contratos temporários dos hospitais federais que estão vencendo sem reposição de pessoal. O CREMERJ, junto ao Conselho Federal de Enfermagem, entrou com uma ação pedindo essa renovação e foi vitorioso. Agora, estamos cobrando do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) a efetivação dessa ação para suprir os recursos humanos e manter os serviços funcionando. Além disso, temos agora o município do Rio de Janeiro com contingenciamento de orçamento e apresentando previsão do mesmo orçamento de 2016. Os residentes da Estratégia de Saúde da Família estão em greve por esse motivo. Temos, então, emergências lotadas, falta de atendimento na atenção básica e uma regulação que não funciona", contou a diretora Erika Reis.

 

Comissões recém-empossadas:

HOSPITAL DA MULHER HELONEIDA STUDART - Membros eleitos para o terceiro mandato:

Efetivos: Rodrigo Lucas do Valle, Rodrigo Gomes de Souza, Marize Julianelli Peçanha e Bruno Marcondes Kozlowski.

Suplentes: Dilza Ribeiro Vallim da Silva, Leandro Teixeira Abreu, Helder Konrad de Melo e Luiggi Miguez Dantas.

 

HOSPITAL ESTADUAL ADÃO PEREIRA NUNES  - Membros eleitos para o sexto mandato:

Efetivos: Aline Palma de Avarez Pereira, Letícia Janotti, Ana Elisa de Souza Nunes Prates e Marcelo Luiz da Silva Prates.

Suplentes: Adriana Câmara Colombo, Márcia Gagliano Caputo, Paulo de Oliveira Silveira e Fabíola Assunção de Almeida Jabour.

 

INSTITUTO ESTADUAL DE HEMATOLOGIA ARTHUR DE SIQUEIRA CAVALCANTI - HEMORIO - Membros eleitos para o nono mandato:

Efetivos: Eleonora Davila Thomé, Iracema da Costa Bragança Santos, Tania Silva Madeira, Fernando Antonio Sellos Ribeiro.

Suplentes: Domingos de Jesus Teixeira Lopes, Flavia Carolina Marques de Azevedo Souza, Dra. Carolina Abrantes da Silva Cunha e Dra. Thais Ferraz Aguiar.

 

UPA 24 HORAS BOTAFOGO - Membros eleitos para o segundo mandato:

Efetivos: Luciana dos Santos Almeida, Taiane Amorim Brito e Roberto Monteiro de Barros Medeiros.

Suplentes: Jeanne Costa Bullé Medeiros, Dyego Dinucci Nascimento e Sandro Neves Boanada.

 

UPA 24 HORAS ILHA DO GOVERNADOR - Membros eleitos para o primeiro mandato:

Efetivos: Patricia Haddad e Eliza Maria Carlos da Rocha Gementi.

Suplentes: Danieli Victal Garcia e Niani Christina Barros de Araujo.