Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ lança aplicativo e TV durante Fórum de Oftalmologia

23/10/2017

O Fórum “Dia a dia do consultório”, da Câmara Técnica de Oftalmologia, foi o primeiro a ser transmitido ao vivo pela TV CREMERJ, por meio do site do Conselho e do novo aplicativo. O novo meio de comunicação com os médicos e o aplicativo para smartphones e tablets foram lançados oficialmente durante o fórum, nesse sábado, 21, dentro das comemorações da Semana do Médico. A ideia da transmissão ao vivo partiu de uma sugestão enviada por e-mail pela médica Mônica Toledo, que foi homenageada no evento em que a ferramenta foi lançada.

"As transmissões são uma maneira de levar nossos fóruns de educação continuada especialmente aos médicos do interior, que agora poderão assistir a tudo sem precisar vir à capital. Além de transmitir as palestras ao vivo, elas ficam gravadas. Dessa forma, podem ser acessadas em outros horários e até revistas pelos médicos que tiverem participado do fórum", explicou o vice-presidente do CREMERJ, Renato Graça, que está à frente do projeto.

A TV CREMERJ pode ser acessada gratuitamente pelos médicos do Estado do Rio de Janeiro e por estudantes a partir do 9º período, por meio de login e senha no site do Conselho e no aplicativo, disponível para Android e iOS. Além de dar acesso aos vídeos, o aplicativo também comporta revistas científicas, biblioteca eletrônica, o Código de Ética, a CID, a TUSS e notícias. Até o final deste ano, a TV CREMERJ realizará transmissões experimentais e, a partir do ano que vem, terá transmissões regulares em todos os sábados de fóruns, quando os espectadores poderão mandar perguntas e interagir pelo site e pelo aplicativo.

"Essa foi uma Semana do Médico difícil com tantas ofensas à profissão e à saúde, mas vamos continuar de cabeça erguida. Esses dois recursos tecnológicos que estamos lançando são parte do projeto do Conselho para auxiliar e facilitar o dia a dia dos médicos", disse o presidente do Conselho, Nelson Nahon, na abertura do evento.

O fórum organizado pela Câmara Técnica de Oftalmologia abordou situações que podem acontecer no cotidiano de um consultório da especialidade. As apresentações e discussões de casos clínicos trataram de diversos temas, como a catarata, glaucoma, infecções e cirurgia refrativa.

"É um fórum bastante abrangente. Por isso o interesse grande dos colegas em comparecer. Esse é um dos dois fóruns anuais que fazemos há mais de dez anos e que são muito procurados. O diferencial do evento é a interação. Logo após a exposição, respondemos às perguntas e estimulamos o auditório a fazer mais questionamentos. O foco é a troca de ideias com os palestrantes", disse o conselheiro responsável pela Câmara Técnica de Oftalmologia, Sérgio Fernandes.

Com mais de 15 casos discutidos, um destaque do fórum foi a Oftalmo House, que tem como proposta apresentar um caso desafiador e discuti-lo com os presentes.

Estiveram presentes na abertura do evento, além de Nelson Nahon, Renato Graça e Sérgio Fernandes, o conselheiro Gilberto dos Passos e o presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Armando Crema.

                                                 Na foto, a primeira filmagem com transmissão ao vivo de cursos do CREMERJ, inaugurando o uso de novas tecnologia pelo Conselho