Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ apoia decisão em defesa da preservação do ato médico

16/10/2017

O CREMERJ apoia a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, que suspendeu parcialmente a portaria do Ministério da Saúde nº 2.488/2011, que permitia aos enfermeiros solicitar exames, prescrever medicações e encaminhar os usuários a outros serviços.
A ação foi movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e defende a preservação da Lei do Ato Médico, que determina as funções da categoria médica e visa garantir um atendimento seguro para a população.

O CREMERJ reforça que vem lutando em defesa do pleno funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que deve atuar com equipes completas – que engloba médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde – e que cada um exerça adequadamente suas atribuições.

O conselho ainda reitera a importância da integração de médicos, de enfermeiros e de todos os profissionais de saúde em trabalho coletivo – dentro das suas unidades – em prol de uma assistência de qualidade para os pacientes.


CLIQUE AQUI PARA LER A NOTA DE ESCLARECIMENTO DO CFM À SOCIEDADE.