Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CFM irá disponibilizar curso de doutorado

13/10/2009

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, de Portugal, por intermédio do Conselho Federal de Medicina (CFM), está organizando a 3ª turma do curso de doutorado em Bioética. Serão oferecidas 20 vagas para médicos, além de 5 para advogados e outras 5 para filósofos. O início das aulas está previsto para janeiro de 2010, com 5 módulos mensais de aulas presenciais, que serão realizadas na sede do CFM, em Brasília – DF, em datas a serem definidas.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá apresentar monografia de, no mínimo, 5 páginas sobre os temas listados logo abaixo, além de curriculum vitae resumido. Eles deverão ser enviados à Presidência do CFM até 6 de novembro de 2009.

As monografias deverão ser escritas em formato A4, letra 11, espaçamento 1,5 e margens de laterais e superiores de 2,5 cm. O trabalho deverá ter, pelo menos 5 laudas de texto, não inclusas folha de rosto e bibliografia, e, no máximo 10 laudas. As referências bibliográficas deverão obedecer às normas da ABNT.

Os trabalhos deverão ser desenvolvidos sobre os seguintes temas:

1. A confidencialidade médica e o paciente adolescente
2. A autonomia do paciente versus a autonomia do médico
3. Alocação de recursos na saúde
4. Conflitos de interesse
5. Bioética e a terminalidade da vida
6. Cuidados paliativos e os princípios bioéticos
7. Maternidade de substituição (barriga de aluguel)
8. Clonagem terapêutica: os limites éticos
9. Doador encomendado: bebês gerados para doação de órgãos ou tecidos
10. O(A) doador(a) anônimo(a) de sêmem/óvulo: anonimato versus o direito à informação do receptor.
11. Diagnóstico pré-natal e o aborto eugênico
12. Contracepção de emergência
13. A utilização de óvulos/sêmem post-mortem
14. O utilitarismo na gestão da saúde
15. Consentimento informado na atenção médica

O curso está orçado em 2.500 euros, que deverão ser pagos pelo aluno, assim como as despesas com deslocamento para Brasília, aquisição de livros, etc. Informações adicionais poderão ser solicitadas por correspondência eletrônica, enviada para o endereço presidencia@cfm.org.br, ou pelo telefone (61) 3445 5904.

Fonte: Conselho Federal de Medicina (CFM)