Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Maternidade Escola da UFRJ recebe o Café da Cocem

30/08/2017

A Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ esteve na Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), nesta terça-feira, 29, para mais um Café com a Cocem. Participaram da reunião os membros da comissão de ética da unidade; o coordenador da Cocem e vice-presidente do CRM, Serafim Borges; e os conselheiros Erika Reis, Pablo Vazquez e Armindo Fernando da Costa.

Serafim Borges abriu a reunião falando sobre a importância da aproximação das comissões de ética com o Conselho e os motivos da criação do Café da Cocem. “As comissões de ética são um braço do CREMERJ nas unidades, quer ela seja pública ou privada. Nesse período de crise que nosso Estado está passando é importante que as comissões estejam próximas, que relatem seus problemas para que o CRM possa auxiliar. O Café com a Cocem surgiu da necessidade de fazer essa aproximação”, explicou.  

O presidente da Comissão de Ética da Maternidade Escola, Alvio Palmiro, apresentou os integrantes da comissão, que tem como diferencial a participação de duas médicas residentes. Palmiro explicou que incentiva a participação dos residentes na comissão para que eles já se familiarizem com as questões éticas, tão presentes no dia a dia da profissão.

“Os residentes da nossa maternidade dividem suas atividades com outras unidades, mas estimulamos que eles participem o máximo que puderem dos debates e das decisões da comissão”, acrescentou Palmiro.

Os médicos ainda levantaram questões sobre prontuário médico, como o preenchimento correto, a revisão de informações, as consequências da ausência de informações e a necessidade de assinatura do médico que prestou atendimento.  

Outro ponto discutido na reunião foi a possibilidade de a comissão de ética poder participar de debates entre médicos e pacientes sobre laqueadura tubária. Alvio Palmiro disse que o tema levanta grandes questionamentos entre pacientes da unidade que precisam passar por ações educativas antes de terem acesso ao procedimento.

Erika Reis orientou que o tema seja encaminhado à Comissão Disciplinadora de Pareceres (Codipar), onde o tema pode ser detalhadamente avaliado. Ela encerrou o encontro reforçando a importância do Café da Cocem para aproximação das comissões com o Conselho.

Também participou da reunião o diretor técnico da maternidade, Jair Braga.