Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CRM participa de congresso dos Estudantes de Medicina

28/08/2017

O vice-presidente do CREMERJ, Renato Graça, participou do II Congresso Brasileiro dos Estudantes de Medicina (II Cbmed) e I Congresso Estadual dos Estudantes de Medicina do Rio de Janeiro (I Coemed), organizados pela Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil (Aemed BR) e pela Associação dos Estudantes de Medicina do Rio de Janeiro (Aemed-RJ). O evento aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de agosto e contou com workshops, olimpíadas acadêmicas, programação cultural e pautas sobre políticas médicas.

Na mesa de abertura estavam presentes: o vice-presidente do CREMERJ, Renato Graça; o presidente da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj) e vice-corregedor do CRM, José Ramon Blanco; o presidente da Aemed-RJ, Pedro Henrique Martins de Oliveira; o presidente da Aemed-BR, Vinícius de Souza, a presidente e vice-presidente da II Cbmed / I Coemed-RJ, Karen Belinati e Rafael Collado Iwamoto; o coordenador docente do evento, Silvio Pessanha; o representante dos professores de medicina do Brasil, Daniel Pinheiro Hernandez; o presidente da Associação dos Médicos Residentes do Estado do Rio de janeiro (Amererj), João Felipe Zanconato; o superintendente de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-RJ), Leonardo Greaver; o assessor de gestão da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), Sergio Gama; e o presidente da Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Cirurgia (Ablac), José Francisco Ferreira de Lima.

No último dia de congresso, Renato Graça ministrou uma palestra com o tema: Manual de Orientações Básicas para Prescrição Médica. “Falei sobre como fazer uma prescrição médica correta, reforçando a importância da letra legível, a identificação do carimbo, assinatura, além da questão fundamental que é certificar-se de que seu paciente entendeu o que foi indicado como tratamento. A prescrição é um ato médico e é o resultado prático da análise do caso do paciente, após anamnese, exame físico e verificação de exames complementares A prescrição médica é o resultado de todo o estudo feito sobre aquele paciente e seu histórico de vida”, disse o vice-presidente do CRM, que ainda aproveitou a ocasião para abordar as atividades do Conselho junto aos estudantes de medicina.

A conselheira do CREMERJ Vera Fonseca também foi uma das palestrantes e falou sobre a importância do Congresso de estudantes, que contou com cerca de 800 inscritos. “Como membro do Conselho Regional de Medicina, estou muito feliz e, como professora e médica, me sinto ainda melhor ao reconhecer que esses alunos já têm uma visão diferenciada do que é a medicina e da importância de buscar parceria com entidades e sociedades de especialidades, não apenas pelo conhecimento científico, como também para um maior empoderamento político que o médico exerce durante a vida profissional”, finalizou a conselheira.