Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Ministério da Saúde amplia faixa para vacinação contra HPV

22/08/2017

O Ministério da Saúde publicou nessa quinta-feira, 17, nota informativa orientando sobre a ampliação do público-alvo para a vacina contra HPV para adultos com até 26 anos. A medida tem caráter temporário e se aplica apenas a municípios que tenham em estoque o imunizante com prazo de validade até setembro. Terminado este estoque, as vacinas deverão voltar a ser administradas apenas no público-alvo original, de 9 a 14 anos.

O esquema vacinal para esta faixa etária consiste em três doses, com intervalo de dois e seis meses, todos os adultos que tomarem a primeira dose nesse período terão, excepcionalmente, as doses subsequentes garantidas no Sistema Único de Saúde (SUS). 

O objetivo, segundo o Ministério da Saúde, é evitar um possível desperdício de doses que permaneçam nos estoques dos municípios, já que, apesar dos esforços, as coberturas vacinais continuam abaixo da meta preconizada de 80%.

Vacinação

A vacina de HPV foi incluída no Calendário Nacional de Imunização em 2014. A vacinação é voltada para meninos com idades entre 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos. Ela deve ser mantida com duas doses, sendo aplicada com intervalo de seis meses entre elas.

Segundo o ministério, a vacina HPV quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, a quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

Homens e mulheres de 9 a 26 anos, vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea e pacientes oncológicos de 9 a 26 anos também fazem parte do público-alvo da vacina.