Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Comissão de ética do Hospital Naval Marcílio Dias toma posse

08/08/2017

A Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ empossou, nessa terça-feira, 8, a comissão de ética médica do Hospital Naval Marcílio Dias. O coordenador da Cocem, Serafim Borges, dividiu a mesa de abertura com o diretor José Ramon Blanco e a assessora jurídica do Conselho Katia Oliveira.

Na abertura, Serafim Borges falou sobre a importância dos integrantes das comissões de ética comparecem à reunião mensal da Cocem, na sede do CREMERJ. Ele também falou sobre a crise que atinge toda a rede pública de Saúde do Rio de Janeiro e apresentou o posicionamento do Conselho sobre a atuação do ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“Hoje temos um ministro que apresenta propostas totalmente contrárias à manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS). O Conselho não concorda com este direcionamento. Queremos a substituição dele por um profissional que entenda de saúde pública, preferencialmente um médico. Em paralelo vamos continuar lutando pelo fortalecimento do SUS e para que a população tenha uma assistência digna e os médicos melhores condições de trabalho”, disse Serafim.

José Ramon informou aos presentes sobre as discussões da Câmara Técnica de Perícias Médicas do Conselho em torno da resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que estabelece um valor fixo para os laudos periciais. Ele também atualizou os participantes do encontro sobre as ações da Comissão de Saúde Suplementar (Comssu) do CREMERJ para reverter a implantação do novo modelo de atendimento da Amil, que agora utiliza o token para confirmar as consultas.

“A implantação do token por parte da Amil foi feita sem qualquer discussão prévia com os médicos e usuários. Não foi feito nenhum treinamento e também não foi levado em consideração que muitos usuários não tinham como se adaptar de forma tão rápida ao novo procedimento. Hoje teremos uma reunião com representantes da operadora para saber quais medidas podem ser tomadas para atenuar os transtornos causados aos usuários e credenciados”, explicou Ramon.

Após os informes, os médicos puderam tirar dúvidas e foi realizada a solenidade de posse da comissão de ética médica do hospital.

Confira abaixo a comissão recém-empossada, cujo mandato segue até 8 de agosto de 2017:

Hospital Naval Marcílio Dias - membros eleitos para o quarto mandato:

Efetivos: Maria Cecilia Barbosa da Silva Conceição, Mônica Gomes Monteiro da Rocha Santos, Angélica Maria Schettino e Sergio Hernando Pimentel Alvim.

Suplentes: Bárbara Patrícia Cavalcante de Barros, Cesar de Souza Bastos Júnior, Leonardo da Cruz Nunes e Érika Prucoli Hadid.