Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Comissões de Ética Médica tomam posse

11/07/2017

Cinco comissões de ética médica foram empossadas pela Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ, nessa terça-feira, 11. As instituições de saúde que participaram da solenidade foram: Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Caprigliore, Instituto DOr de Gestão de Saúde Pública, Centro Municipal de Reabilitação Oscar Clark, UPA Campo Grande II e UPA Santa Cruz.
 
O encontro abordou a situação da saúde no Estado e promoveu debates sobre as implicações e responsabilidades da prescrição de medicamentos a partir de apresentação feita pelo vice-presidente do Conselho, Serafim Borges. Baseado nos artigos do Código de Ética Médica, o conselheiro apresentou casos como exemplo e discutiu os procedimentos adequados para cada situação. Foram levantados temas, como o uso de carimbo, a concessão de atestados e receitas, o preenchimento do atestado de óbito e, especialmente, a prescrição de medicamentos.
 
“Algumas anfetaminas foram liberadas no mercado, mas o médico deve continuar prescrevendo sempre com muita cautela. Esses medicamentos aumentam a pressão e a frequência cardíaca, logo podem causar danos a cardiopatas. Além disso, há combinações medicamentosas que não devem ser feitas. O médico deve estar sempre ciente da situação de cada paciente e prezar pela responsabilidade profissional e pela ética médica na hora de prescrever”, explicou Borges.
 
A diretora Erika Reis falou sobre a crise na saúde do Estado, com destaque para o sucateamento dos hospitais federais. Ela ressaltou o papel do Ministério da Saúde nesse âmbito e apresentou a campanha do CREMERJ veiculadas nas rádios, que demonstra a insatisfação dos médicos.
 
"Os hospitais estão sem insumos e com falta de profissionais e isso está afetando diretamente a assistência da população. A culpa não é dos médicos e, sim, do Ministério da Saúde. Nossa campanha esclarece isso", contou a conselheira.
 
Participaram também da mesa de abertura o conselheiro e presidente da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), José Ramon Blanco, o conselheiro Armindo da Costa e a assessora jurídica do Conselho Kátia Oliveira.
 
As comissões de ética médica empossadas durante o encontro cumprirão mandato até 11 de julho de 2020:
 
Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Caprigliore 
Efetivos:José Mauricio de Almeida Braga, Rosa Rita dos Santos Martins, Carmem Regina Leal de Assumpção e Anette Cascardo Cardoso 
Suplentes:Veronica de Brito Alves, Karen Faggioni de Marca Seidel, Claudia Maurício Pieper e Jane Lilian Soares de Melo Silveira
 
Instituto D’or de Gestão de Saúde Pública
Efetivos:Rosa Jurema Moreira Novelli, Andréa Bittencourt Guastavino, Lucio Miranda de Abreu e José Francisco Ferrão 
Suplentes:Gustavo Rodrigues dos Santos, Miriam Perez de Figueiredo, Marcos Pinto de Medeiros Costa e Daniela Moreira Alves
 
Centro Municipal de Reabilitação Oscar Clark
Efetivos:Marcia Rosane Fiori e Roberto Felipe Correia da Silva 
Suplentes:Telma de Morais Pereira
 
UPA 24 horas Campo Grande II
Efetivos:Lucas Magno dos Santos Gouveia e Isabela Balbonne Arantes 
Suplentes:Jessica Almeida da Silva e Carolina Mattos dos Santos
 
UPA 24 horas Santa Cruz
Efetivos:Randell do Prado Ataides e Daniella Barbosa Caliano da Silva 
Suplentes:Carolina Ferreira de Queiroz e Carlos Henrique Dias Vieira