Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cirurgia bariátrica é tema de curso no CREMERJ

07/10/2009

No dia 8 de outubro, das 9h às 16h40, o CREMERJ realizará o Fórum Cirurgia Bariátrica na Adolescência e Cirurgia no Diabetes: Aspectos Técnicos e Éticos, organizada pela sua Câmara Técnica de Endocrinologia e pelo Grupo de Trabalho de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Segundo a conselheira e coordenadora da Câmara Técnica de Endocrinologia, Kassie Cargnin, o fórum tem como objetivo alcançar um consenso entre os médicos sobre estes dois temas polêmicos e que estão ganhando muita repercussão na mídia.

O fórum começará com o polêmico debate sobre a realização da cirurgia bariátrica na adolescência, abordando a visão de três especialistas como o endocrinologista, o pediatra e o cirurgião. De acordo com a Resolução CFM n° 1766/05, somente os pacientes maiores de 18 anos podem ser operados. As exceções são os casos de pacientes jovens, entre 16 e 18 anos, desde que sejam tomadas precauções especiais e que o custo-benefício tenha sido muito analisado.

Kassie Cargnin explica que a discussão sobre a real necessidade da cirurgia é muito importante, porque o número de menores de 16 anos que estão apresentando obesidade mórbida nos consultórios médicos é cada vez maior.

A segunda etapa do fórum abordará a cirurgia metabólica no tratamento de Diabetes tipo 2, que também desperta muitas polêmica e dúvidas. “Este módulo sobre a cirurgia no Diabetes é a continuação de um encontro científico, realizado em dezembro de 2008, em que o objetivo era emitir um parecer técnico para o desenvolvimento de um grande projeto de cirurgia de diabetes no país”, conclui.

O fórum tem o apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.