Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Saúde do Trabalhador foi tema de palestra em Petrópolis

23/06/2017

O presidente do CREMERJ, Nelson Nahon, participou nessa segunda-feira, 19, de reunião na Gerência Executiva do INSS de Petrópolis. O encontro teve objetivo de discutir o fluxo de atendimento entre médicos do trabalho, médicos clínicos e peritos da Previdência Social. Estiveram presentes representantes de 14 municípios da Região Serrana do Rio.

A Comissão Técnica de Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador do CREMERJ foi representada pela médica Nadja Ferreira, que proferiu palestra sobre as atribuições, responsabilidades e questões complexas na rotina do médico do trabalho e dos peritos do INSS. Ela ainda esclareceu as divergências entre as especialidades em relação às leis trabalhistas, previdenciária e civil.

"A Legislação Trabalhista estabelece uma conduta, enquanto que a Legislação Previdenciária e o Código Civil constituem outra. Isso gera julgamentos divergentes, causando transtornos para aqueles que precisam do benefício do INSS ou que desejam retornar ao trabalho. Por isso é tão importante ter palestras e cursos para esclarecer dessas situações que podem reduzir significativamente os impasses", explicou Nadja. 

Também foram discutidas questões relacionadas ao Código de Ética Médica, as condições de atendimento e principais situações de doença e incapacitação na Região Serrana. Os presentes ainda apresentaram sugestões para a reformulação do Código de Ética Médica que está em andamento. 

O coordenador da seccional do CREMERJ em Petrópolis, Jorge Gabrich, e o chefe da seção de Saúde do Trabalhador da Gerência Executiva do INSS de Petrópolis, Fernando José Carneiro, também participaram do evento.