Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cocem empossa quatro comissões de ética médica

19/06/2017

Quatro comissões de ética médica foram empossadas pela Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ, nessa terça-feira, 13. As instituições de saúde que participaram da solenidade foram: UPA Infantil Walter Garcia Borges, Hospital Infantil Ismélia da Silveira, Associação Médica Espírita Cristã e INSS Gerência Executiva Niterói.
 
À frente da cerimônia de posse estavam reunidos o coordenador da Cocem e vice-presidente do CRM, Serafim Borges, a diretora Erika Reis, o conselheiro Armindo Fernando da Costa e o assessor jurídico do CRM Eurico Cavalcanti.
 
Na abertura, Serafim Borges falou sobre as recentes reuniões do Café com a Cocem. Ele explicou que o encontro, que acontece mensalmente em unidades de saúde que possuem comissões de ética, tem o intuito de debater situações éticas, condições de trabalho e o papel das comissões dentro dos hospitais.
 
“A última visita da Cocem foi ao Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede), onde discutimos a suspensão da realização dos exames de triagem neonatal (teste do pezinho), feitos, agora, pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Será feita fiscalização na Apae e seguiremos com as cobranças as autoridades”, afirmou Serafim.

Em seu informe, Erika Reis falou sobre o sucesso de público do II Fórum de Emergência, promovido pelo CREMERJ no dia 3 de junho. Ela ainda anunciou novos eventos de educação continuada e projetos ainda para este ano.

“Nessa linha de educação médica, o CRM promoveu uma reunião com representantes das 50 câmaras técnicas e grupos de trabalho e ficou acordado que o número de eventos será triplicado em todo o Estado. Outra proposta que é a implantação da TV CREMERJ e a parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o objetivo de oferecermos cursos com temas diversos”, contou a diretora.

Já Armindo Fernando abordou os problemas enfrentados nas unidades federais com o fim dos contratos temporários. “São os temporários que sustentam as unidades de saúde pública, porém o Nerj não está contratando mais ninguém e os médicos estatutários estão se aposentando. Todos os hospitais federais estão sucateados e estamos vivendo um momento muito difícil”, disse.

Por fim, alguns representantes das comissões de ética falaram sobre problemas de suas unidades e comentaram as questões abordadas pelos membros da Cocem.
 
Comissões de ética
 
UPA Infantil Walter Garcia Borges: membros eleitos para o primeiro mandato
Efetivos: Roberto Amaury Carvalho dos Santos, José Maurício Colapietro e Gutierres Garcia
Suplentes: Mario Filipe Bandeira Pereira, Jarina Felippe de Siqueira e Carla Carolina Teixeira
 
Hospital Infantil Ismélia da Silveira: membros eleitos para o quinto mandato   
Efetivos: Renata Maria da Silva Cardoso e João Paulo Porto Martins
Suplentes: Selma Uchoâ Costa e Norma Crivellari de Almeida
 
Associação Médica Espírita Cristã: membros eleitos para o primeiro mandato
Efetivos: Leilian Ferreira da Silva, Cristiane Palhares de Sousa Dailler, Paulo Barroso Tavares e Luiz Felix Cotias Matos
Suplentes: Carina Lopes Paes, Roberto Migliorini Mustafa, Rodrigo de Castro Canedo Machado e Mateus Barbosa Leite
 
INSS Gerência Executiva Niterói: membros eleitos para o terceiro mandato
Efetivos: Gilberto Guerzet Ayres, Ricardo Portela Sobreira e Flávia Rangel de Sá Ribeiro
Suplentes: Armando do Couto Lontra Filho, Daniela Badini Nacif e Filomena Maria Bastos Gomes