Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Manifestação contra o desmonte do Hospital do Andaraí

12/06/2017

Funcionários do Hospital Federal do Andaraí farão um ato público contra o desmonte da unidade, nesta terça-feira, 13, às 10h, em frente à entrada principal, na rua Leopoldo, 280, Andaraí. A decisão faz parte de uma agenda de ações em defesa dos hospitais federais, conforme assembleia que teve participação do CREMERJ e de demais entidades da área da Saúde.
 
O objetivo da manifestação é denunciar o sucateamento da unidade, que vem sendo negligenciada pelo governo federal.

Desde 2005 nenhum concurso público foi feito para suprir a necessidade do hospital, que tem funcionado com contratos temporários. O Ministério da Saúde, por sua vez, deixou de renová-los e não apresentou nenhuma medida para resolver a situação.
 
Vários contratos temporários no HFA foram encerrados, o que levou ao fechamento da Cardiologia. Também devido a isso, a emergência, que funciona 24 horas, perdeu 73 profissionais. A ausência de renovação desses contratos pode ainda resultar no fechamento de outros serviços. O descaso com a situação de recursos humanos tem impactado diretamente na qualidade do atendimento à população, o que motivou as chefias a entregarem seus cargos no início deste mês.