Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Liga da Souza Marques promove Simpósio em Neurocirurgia

27/03/2017

O IV Simpósio da Liga Acadêmica de Neurologia da Souza Marques, promovido pela Liga Acadêmica de Neurologia (LAN), no dia 23 de março, reuniu especialistas renomados para apresentar os novos aspectos da neurocirurgia, na sede do CREMERJ.

O diretor do Instituto Estadual do Cérebro, Paulo Niemeyer Filho, que também é acadêmico da Academia Nacional de Medicina, abriu o encontro com a aula “Neurocirurgia Atual”. 

O especialista iniciou sua palestra falando sobre primeiros avanços da neurocirurgia, na década de 1970, e descreveu os procedimentos mais complexos realizados hoje em dia, destacando a neurocirurgia funcional. 

“Atualmente, as cirurgias que nós realizamos em pacientes que têm tumores próximo das áreas sensoriais do cérebro, que causam distonia e movimentos involuntários são solucionados durante a operação. Na maioria dos casos, conseguimos reinseri-los na sociedade sem grandes dificuldades”, salientou  Paulo Niemeyer Filho. 

Ainda palestraram Caio Prins, que também é egresso da Souza Marques e ex-presidente da LAN, sobre os "Avanços em Neurociências", e Daniel Cavalcanti, que tratou da "Neurocirurgia nas Doenças Cerebrovasculares".

O presidente da LAN, Luis Guilherme Leal, que é aluno do terceiro ano da Escola de Medicina da Souza Marques, frisou a importância do simpósio para incentivar os alunos a se interessarem pela neurologia.