Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Nefrologia é tema de curso no CREMERJ

28/09/2009


No dia 3 de outubro, das 9h às 16h10min, o CREMERJ realizará mais um módulo do curso de Educação Médica Continuada. Desta vez, o assunto em foco será a Nefrologia. Segundo o coordenador da Câmara Técnica de Nefrologia, José Cavaliere Sampaio, o objeto do fórum é difundir o conhecimento de temas nefrológicos principalmente para os clínicos, apontando as principais patologias e debatendo os tratamentos e as formas de prevenção.

“Decidimos organizar o curso em função de uma crescente epidemia de insuficiência renal crônica. Queremos mostrar aos médicos de outras especialidades qual a dimensão desta patologia no Brasil e no mundo, orientar o diagnóstico precoce e discutir mais detalhadamente algumas doenças que levam à insuficiência renal crônica”, afirma o coordenador.

Segundo Sampaio, a participação de clínicos, por serem médicos mais atuantes na rotina de atendimento, é muito importante para que eles fiquem familiarizados com as patologias e façam o encaminhamento no tempo devido ao nefrologista. Afinal, hipertensão, diabetes e obesidade mórbida são os principais fatores para maior incidência da insuficiência renal crônica.

”O número de especialistas em Nefrologia não é suficiente para tratar essa grande gama de pacientes. Dessa forma, se faz necessário difundir o conhecimento aos clínicos para que esses tratem os pacientes pelo menos na fase inicial da doença. Somente com o agravamento, encaminhe-o ao especialista”, explica.

Durante o curso será apresentado, através do exame ultrassonográfico, o diagnóstico preferencial das principais doenças císticas do rim, procedimentos urológicos emergenciais na litíase renal, dieta na urolitíase, entre outros assuntos.

Vagas limitadas!