Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Nelson Nahon assume a presidência do CREMERJ

02/02/2017

A nova diretoria do CREMERJ tomou posse nessa quarta-feira, 1º, durante solenidade realizada na sede da entidade. Pablo Vazquez passou a presidência para Nelson Nahon, que ficará no cargo até setembro de 2018. 

Além de Pablo Vazquez e Nelson Nahon, a mesa foi composta pelo presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital Tavares Correa Lima; pelo vice-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Eduardo da Silva Vaz; pelo vice-presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), José Galvão Alves; pelo presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Waldir Araújo Cardoso; pelo diretor da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Jorge Sale Darze; pelo presidente da Associação Médica dos Residentes do Rio de Janeiro (Amererj), João Felipe Moraes Zanconato; pelo vice-presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), Savino Gasparini; pelo secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Luiz Antonio de Souza Teixeira Junior; pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade; e pelo presidente da Unimed Rio, Antonio Romeu Scofano Júnior. 

Na ocasião, Pablo Vazquez agradeceu a confiança dos colegas e falou sobre as lutas e conquistas da sua gestão. Além do desenvolvimento de ações no Conselho, Vazquez ressaltou o desafio de enfrentar uma realidade muito dura na Saúde Pública e na Saúde Suplementar, em meio a uma grave crise econômica e política.
 
"Atuamos em várias frentes e com bastante energia em defesa do nosso trabalho, da saúde da população e democracia. No entanto, a maior contribuição de todos foi a ação conjunta nos embates diários dos problemas que se apresentaram durante esses 23 meses", disse.

No seu primeiro discurso como presidente do CREMERJ, Nelson Nahon parabenizou Pablo Vazquez e toda sua diretoria pelo excelente trabalho à frente do Conselho. Nahon firmou compromisso de dedicar esforços para garantir que a categoria possa exercer a medicina de forma ética e justa e também pela defesa da Saúde pública de qualidade.
 
“Assumo, em nome de toda categoria, o compromisso de lutar incessantemente pelas bandeiras do movimento médico, como a carreira de Estado, a ampliação da Estratégia de Saúde da Família, o fortalecimento dos hospitais universitários e fundações de pesquisa, a valorização do profissional, com concursos públicos com planos de cargos, carreiras e vencimentos, pelo fortalecimento das cooperativas médicas e, na saúde suplementar. Também continuaremos reivindicando o investimento de 10% da receita bruta federal na Saúde. Quero acrescentar que, como um eterno otimista, jamais vou abrir mão de sonhar com um país justo, com uma democracia verdadeira, acompanhada de igualdade, serviços públicos de qualidade e justiça social, porque nunca devemos abrir mão desse sonho”, afirmou Nahon.

Carlos Vital elogiou o desempenho de Pablo Vazquez na presidência do CREMERJ e também ressaltou o papel importante dele nas ações promovidas pelo CFM. Vital ainda falou sobre o momento atual do país e os desafios que o novo presidente encontrará.  

“É muita coragem assumir um cargo deste porte em um momento tão conturbado que vive a nossa nação. Momento de tantas reconstruções que precisam ser feitas, com tantos desafios e obstáculos postos à nossa frente. Mas nós sabemos como médicos que a nossa classe é persistente, resiliente. É uma classe que segue os conselhos colocados de forma poética por Fernando Pessoa: ‘Pedras no caminho, guardo-as todas e construirei um castelo’. Tenho certeza que esse castelo será construído por homens como o Nelson e o Pablo e tantos outros que dedicam seus esforços aos conselhos de medicina”, finalizou.  
 
O evento contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, diretores de hospitais, membros das Câmaras Técnicas e Comissões do CREMERJ, médicos das seccionais e representantes de sociedades de especialidade, associações e de entidades médicas de todo o Estado.  
  
Conheça os membros da nova diretoria (gestão 2017/2018)
Presidente: Nelson Nahon
Primeiro Vice-Presidente: Renato Brito de Alencastro Graça
Segundo Vice-Presidente: Serafim Ferreira Borges
Diretor Secretário Geral: Gil Simões Batista
Diretora Primeira Secretária: Ana Maria Correia Cabral
Diretor Segundo Secretário: Olavo Guilherme Marassi Filho
Diretora Tesoureira: Érika Monteiro Reis
Diretora Primeira Tesoureira: Marília de Abreu Silva
Diretora de Sede e Representações: Ilza Boeira Fellows
Corregedor: Marcos Botelho da Fonseca Lima
Vice-corregedor: José Ramon Varela Blanco