Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Faculdade de Ciências Médicas da Uerj completa 80 anos

22/12/2016

A Associação de Ex-Alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Alumni - FCM) promoveu, nessa quinta-feira, 15, evento de comemoração pelos 80 anos da instituição. O presidente do CREMERJ, Pablo Vazquez, participou da solenidade, que também homenageou antigos diretores da faculdade.
 
Durante o evento, palestras abordaram a história da fundação da FCM, os desafios atuais e as potencialidades da instituição. A trajetória do Movimento Estudantil também foi abordada pelo professor Ismael da Silva Neto e por Guilherme Lardosa dos Santos e Elisabeth Amanda Gomes Soares, representantes do Centro Acadêmico Sir Alexander Fleming (Casaf). 
 
O diretor da faculdade, professor Mario Fritsch, enfatizou que o evento teve como objetivo resgatar a história da FCM e promover a união entre alunos e professores. “A Faculdade de Ciências Médicas passou por momentos políticos diversos e muitas dificuldades. Hoje estamos com outros problemas, alguns semelhantes e outros diferentes. Para enfrentá-los precisamos nos unir. Essa conexão entre o passado e presente ajuda a construir melhor o futuro”, disse.  
 
Em seu discurso, Vazquez destacou a importância da Faculdade de Ciências Médicas na formação e especialização dos médicos. Ele também falou sobre a crise na Saúde do Estado, que afetou gravemente os atendimentos e a residência médica do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), e lembrou as ações promovidas pelo CREMERJ em prol da unidade.
 
“Hoje vivemos um momento de extrema dificuldade na saúde pública do Rio, que, além de afetar o atendimento, tem prejudicado a formação dos novos médicos. O Conselho tem promovido ações, como manifestações e reuniões com representantes do governo, para chamar a atenção para o problema. O setor precisa ser tratado como prioridade, o que exige que os governos encontrem meios de amenizar a crise que passamos”, declarou o presidente do CRM.
 
O conselheiro Renato Graça, ex-aluno e professor da FCM-Uerj também participou do evento.