Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Fórum de oftalmologia debate o dia a dia em urgências

23/11/2016

Para debater o dia a dia em urgências e córneas, a Câmara Técnica de Oftalmologia do CREMERJ promoveu, nesse sábado, 19, um fórum que contou com a presença de mais de 120 médicos.

No encontro, o diretor do CREMERJ José Ramon Blanco dividiu a mesa de abertura com o conselheiro responsável pela Câmara Técnica de Oftalmologia, Sérgio Fernandes; o presidente da Federação das Cooperativas Estaduais de Serviços Administrativos em Oftalmologia do Brasil (Fecooeso), Nelson Louzada; e os conselheiros Gilberto dos Passos e Edgar Costa.

“É importante ressaltar o trabalho feito pelo CREMERJ na defesa profissional, principalmente nesse embate permanente pelos honorários médicos na saúde suplementar. O Prêmio de Residência Médica e a homenagem aos colegas com 50 anos ou mais de profissão mostram a diversidade de ações do Conselho para a valorização profissional. Parabenizo o conselheiro Sérgio Fernandes pela condução desse evento, que só vem a somar nessa luta", declarou José Ramon.

Sérgio Fernandes, por sua vez, destacou a colaboração de colegas na sugestão de temas e palestrantes, assim como a ajuda da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e da Cooeso na divulgação do evento.
"Os temas, em forma de perguntas, exigem muito poder de síntese dos palestrantes para respondê-las em cinco minutos. A oportunidade de debate após cada apresentação aumenta o dinamismo do fórum, que tem neste formato sua característica", salientou.

Na abordagem da maior emergência da oftalmologia, a oclusão da artéria central, foi lembrada a importância da utilização da câmara hiperbárica de urgência como forma de revitalização das células, com resultados surpreendentes. 

O módulo sobre córnea tratou das infecções diversas, com discussões sobre técnicas cirúrgicas. A boa notícia foi dada durante a apresentação sobre transplante, que mostrou uma boa estruturação do Banco de Olhos do Rio de Janeiro, serviço que hoje tem atendido satisfatoriamente a doação de tecidos.

A coordenação das palestras ficou a cargo de Sérgio Fernandes, Celso Marra, Marco Antônio Alves e Carlos Fernando Ferreira.