Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Direitos humanos é tema de seminário no CRM

02/08/2016

O presidente do CREMERJ, Pablo Vazquez, representou o conselho na abertura do XI Seminário Regional de Psicologia e Direitos Humanos, que aconteceu nessa sexta-feira, 29. O evento teve como temática os “Embates no Cotidiano: Saberes Psi, Discriminação, Sexismo, Intolerância, Racismo, Xenofobia” e reuniu os principais especialistas no assunto.

Além do presidente do CREMERJ, compuseram a mesa de abertura a conselheira-presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP-RJ), Janne Calhau Mourão; o presidente do Sindicato dos Psicólogos do Estado do Rio de Janeiro (SINDPSI), Marinaldo Santos; o representante da Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (es) de Relações Raciais e Subjetividades (ANPSINEP) Carlos Vinícius Melo e a colaboradora da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ Carina Cruz. 

Em seu discurso, Vazquez ressaltou a importância do debate sobre direitos humanos para a manutenção de uma sociedade igualitária. “Vivemos um momento mundial de grandes conflitos entre as nações, onde direitos fundamentais como a vida não têm sido respeitados. Na América Latina estamos em uma fase de desestabilização dos regimes democráticos em nome de ações que não são iguais para todos. Nós, do CREMERJ, não concordamos com a redução nem violação de nenhum direito, portanto estamos juntos na luta pela democracia no Brasil”, declarou. 

Ao término da mesa de debates, teve início a conferência de abertura de Maria Inês Barbosa, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em seguida, foi realizada da mesa de debates: “Discriminações e sofrimento psíquico: Racismo, Sexismo e Laicidade”. Já na segunda parte aconteceu a 2ª edição do Prêmio Maria Beatriz Sá Leitão. Após este momento, houve ainda o lançamento do livro "Navegar é preciso: trajetória do GT Integrado Diversidades de Gênero e Relações Étnico-raciais”.