Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ participa de mais um treinamento do Programa IAM

04/07/2016

O conselheiro do CREMERJ Aloísio Tibiriçá representou o Conselho em mais uma etapa do Programa de Apresentação e Treinamento das Diretrizes de Atendimento das Portas de Entrada de Urgências e Emergências do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), com ênfase nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais, promovido pela Secretaria de Saúde (SES-RJ). O evento foi realizado nessa quinta-feira, 30, e reuniu cerca de 170 representantes e profissionais de saúde.

“O trombolítico faz parte de uma discussão, não só de cardiologia como também do atendimento de emergência. Desde os primeiros passos do Programa, o Conselho esteve presente dando total apoio e cobrando continuidade, pois acreditamos que esse é um projeto que salva vidas e diminui custos para a saúde, porque quando reduzimos as consequências do infarto, evitamos mais despesa para a rede hospitalar”, falou Aloísio.

Durante a abertura do encontro, o coordenador do IAM na Secretaria de Saúde, Antônio Ribeiro, citou a portaria 2.994 de 13 de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde aprovando a Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio e o Protocolo de Síndromes Coronarianas Agudas. Também foi constatado que, com a implantação do programa de atendimento nas UPAs, o número de óbitos em pacientes enfartados teve uma redução de 40%. Problemas na estruturação do Programa também foram debatidos.