Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ e Caarj promovem Dia de Mobilização contra o Zika

07/03/2016

O CREMERJ e a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj) promoveram nesse sábado, 5, no Aterro do Flamengo, o Dia de Mobilização contra o Zika Vírus: uma ação de conscientização da população sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, da zika e da chikungunya.
 
Um espaço para tirar dúvidas do público foi montado e agentes distribuíram panfletos informativos, com dicas de prevenção da proliferação do mosquito. Segundo o presidente do CREMERJ, Pablo Vazquez, chamar a atenção para o problema e conscientizar o povo são ações de suma importância, mas as autoridades também devem fazer a sua parte, como a ampliação do saneamento básico no Brasil. Saneamento básico está diretamente ligado à promoção de saúde. Se tivéssemos políticas ambientais, informando as formas de coleta e tratamento do lixo, investimento em educação e um sistema de saúde fortalecido, o país estaria preparado para enfrentar essas epidemias, disse.
 
Segundo dados do Sistema de Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS), 43% da população do país não tem acesso a rede de esgoto.  No Estado do Rio, a cidade com situação mais precária é Nova Iguaçu. Os dados, com base no ano de 2013, revelam que mais da metade da população de Nova Iguaçu reside em casas sem saneamento básico.
 
O presidente da Caarj, Marcelo Augusto Lima de Oliveira, salientou a importância da parceria com o Conselho nas ações, que aconteceram na mesma data em diversas subseções da Caixa país afora. Somos uma entidade de advogados que quer ser reconhecida pelo interesse nas questões sociais de uma forma geral, mas precisávamos de parcerias qualificadas, e o CREMERJ trouxe muita informação e visibilidade para o nosso evento, explicou.
 
Na ocasião, Pablo Vazquez ainda afirmou que o Conselho dará continuidade ao debate sobre saneamento básico e combate ao mosquito,  promovendo campanhas e cobrando ações dos governos. Uma das ações já confirmadas é a realização de um fórum para abordar com profundidade a questão do saneamento básico no Estado do Rio de Janeiro. Além disso, o presidente do CREMERJ informou que o tema foi levado ao 1º Encontro Nacional Dos Conselhos de Medicina, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), na última semana.
 
Também participaram do evento os diretores do CREMERJ Gil Simões e Erika Reis.