Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Novo modelo de gestão hospitalar é apresentado em palestra

18/01/2016

O presidente do CREMERJ, Pablo Vazquez, e a vice-presidente Ana Maria Cabral participaram nessa sexta-feira, 15, na Clínica São Vicente da Gávea, de uma palestra sobre o tema "Lean Healthcare", que é um modelo de gestão de operações na área da saúde com princípios e ferramentas oriundos da indústria japonesa. A filosofia, voltada à eliminação de desperdícios no fluxo de valor, tem sido adotada em um grande número de hospitais ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Durante a apresentação, foram demonstrados os princípios e as ferramentas e alguns estudos de caso. 

A palestra foi ministrada por Ronaldo Mardegan, gerente de soluções da Hominiss Consulting.  De acordo com ele, o "Lean Healthcare” trata-se de um método estruturado para identificação e eliminação de desperdícios, melhoria nos processos e consequente redução de custos, levando a organização a um novo patamar de desempenho. Os resultados alcançados com este modelo de gestão são considerados bastante expressivos, tanto os resultados econômicos para a empresa quanto a melhora da qualidade da assistência ao paciente.

“O Lean Healthcare, quando bem implementado, proporciona para o hospital a prática da excelência operacional, aumentando a capacidade de atendimento da instituição, gerando uma resposta mais rápida para o início do tratamento e maior satisfação do próprio dos pacientes”, explicou.
 
O sistema foi elogiado pelo presidente do CREMERJ. “Achei interessante a apresentação desse modelo de gestão porque ele organiza os fluxos de assistência médica com a perspectiva de manter a qualidade, aumentando o volume do atendimento com a possibilidade de redução de custos, desde que o foco seja a atenção ao paciente”, declarou Pablo Vazquez.