Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Conselheiro do CREMERJ é homenageado na Câmara dos Vereadores

09/12/2015

O conselheiro do CREMERJ Gilberto dos Passos foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro em solenidade realizada nessa segunda-feira, 7, no Plenário da Câmara Municipal. Natural da cidade mineira de Tupaciguara, o homenageado é chefe de serviço e coordenador de ensino de oftalmologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) e declarou que lhe faltavam palavras para expressar o agradecimento e a emoção que sentia.

A mesa foi presidida pela vereadora Tânia Bastos, autora da indicação de Gilberto dos Passos para o recebimento do título; o presidente do CREMERJ, Pablo Vazquez;  o presidente substituto da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), Arlindo José Portes; o presidente da Sociedade dos Médicos da Ilha do Governador (Somei), Rômulo Capello; o urologista José Eduardo Ribeiro, representante de todos os colegas mineiros; e a governadora do Rotary Internacional, Distrito 4570, Ivone Sacchetto.

A vereadora justificou a homenagem destacando a trajetória profissional de Gilberto dos Passos e os serviços prestados à população. “Esse título é apenas um passo para o senhor receber em 2016 a mais alta honraria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que é a Medalha Pedro Ernesto”, afirmou Tânia Bastos.

Em seu agradecimento, Gilberto dos Passos declarou que a emoção e alegria proporcionadas pela homenagem eram comparados ao sentimento que teve ao se graduar em medicina na Universidade Federal de Uberlândia (MG).  “Jamais esquecerei o carinho recebido pelos colegas e a confiança em mim depositada”, disse, acrescentando que o título oficializa e consagra sua filiação de coração ao Rio de Janeiro, onde se fixou há quarenta anos.   

O presidente do CREMERJ, Pablo Vazquez, salientou o orgulho de participar da homenagem a Gilberto dos Passos e frisou que o Serviço de Oftalmologia do Hospital dos Servidores, por ele chefiado, é uma das vitrines da unidade pela qualidade da assistência médica e pela formação de médicos residentes. 

Foi ainda lembrado o trabalho social realizado pelo homenageado na Ilha do Governador, onde ele possui uma clínica. “É um conselheiro atuante, um defensor da saúde pública, da saúde suplementar e da residência médica. Gilberto é um médico ético e generoso com todos os seus pacientes. Esta homenagem é justa e se estende a toda a sua família e seus amigos”, disse Pablo Vazquez.

O presidente da Sociedade dos Médicos da Ilha do Governador, Rômulo Capello, observou que estar há 30 anos ou mais como chefe do serviço do Hospital dos Servidores não é tarefa para qualquer um. "É preciso muito conhecimento e qualidade técnica”, declarou.

Por sua vez, o presidente  substituto da Sociedade Brasileira de Oftamologia, José Portes, destacou a atuação do homenageado na SBO, ocupando vários cargos executivos e científicos na entidade. 

Representando os colegas de Minas Gerais, o urologista José Eduardo Ribeiro destacou o espírito solidário e fraterno do homenageado. 

A esposa e a filha de Gilberto dos Passos ocuparam a tribuna para parabenizar o novo Cidadão Honorário Carioca, da mesma forma que o médico Mário Mota, que saudou o homenageado em nome dos colegas do HFSE. 

O evento ainda contou com participação do vice-presidente do CREMERJ Nelson Nahon, e dos conselheiros Márcia Rosa de Araujo, representando  o Conselho Federal de Medicina, Kássie Cargnin, Armindo Fernando da Costa e Vera Fonseca.