Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CRM realiza abertura e premiação do seu 5º Salão de Fotografia

19/11/2015

O 5º Salão de Fotografia do CREMERJ, aberto no dia 18 de novembro, na  sede do Conselho, contou com a exposição de 72 trabalhos selecionados, sendo 38 na categoria Colorida e 34 na Preto e Branco (PB). Na ocasião, foram premiadas as dez melhores fotografias participantes (cinco coloridas e outras cinco em PB), que permanecerão em exposição no CRM até 18 de dezembro. 

Os vencedores, nas categorias Colorida e PB, respectivamente, foram os médicos Mauro Fernando El Chaer, com a foto intitulada “Até breve”; e Lauro Sérgio Pereira; com “Prece no deserto”.

Em segundo lugar, os escolhidos nas categorias Colorida e PB foram, respectivamente, Luiz Olympio Ribeiro Neto, com a fotografia sob o título “Reflexo musical”, e Maria de Fátima Vervloet, com “Borboleteando”.  Na terceira colocação, a premiada na categoria Colorida foi Márcia Magda Marcos, pelo trabalho “Flanando pelo Sena”, enquanto o escolhido na categoria PB foi Marcelo Paes Leme, com a foto “Capelinha”.

Os classificados na quarta e quinta colocações da Colorida foram, respectivamente, Sônia Maria Chaves e Ricardo José de Souza, e na PB, Paulo Moraes Machado e André Jensen.

Antes da entrega dos prêmios aos participantes do Salão, o presidente do Conselho, Pablo Vazquez, destacou a preocupação do CRM em também desenvolver atividades culturais e que envolvam o lazer dos médicos, não se detendo apenas nas questões científicas e nos problemas do dia a dia da categoria e da saúde. 

“Gostaria de agradecer a todos pela participação e parabenizar pela sensibilidade de retratar e eternizar tão belos momentos”, disse.

O júri da premiação foi formado por três pessoas ligadas à arte da fotografia, que, para análise e pontuação, consideraram como critérios os itens arte, composição, técnica e originalidade. Os julgadores foram: o pediatra, ex-conselheiro do CREMERJ e do CFM, idealizador do Salão de Fotografia e premiado em concursos nacionais e internacionais de fotografia, Arnaldo Pineschi; o mastologista com formação em fotografia em Nova Iorque, pós-graduado em “Fotografia como Instrumento de Pesquisa Social” e vencedor das edições de 2007 e 2009 do Salão, André Vallejo da Silva; e o jornalista e repórter fotográfico José Renato de Mello Antunes, que atuou nos jornais O Globo, Jornal do Brasil, Última Hora e Editora Abril.

Também estiveram presentes na solenidade os conselheiros Ana Maria Cabral, Nelson Nahon, Marília de Abreu, Erika Reis e Renato Graça.