Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ participa de reinauguração de clínica cirúrgica do HFB

16/11/2015

O presidente do CREMERJ, Pablo Vazquez, participou nessa sexta-feira, 13, da inauguração da primeira clínica cirúrgica do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB). O setor passou por ampla reforma e modernização da infraestrutura, tornando as enfermarias mais confortáveis e humanizadas para os pacientes, além de um melhor ambiente de trabalho para os profissionais. A partir de agora, a área passa a contar com 25 leitos, que serão usados para cirurgias de alta complexidade.

A obra foi realizada com verba do Ministério da Saúde e as novas camas hospitalares foram adquiridas por meio de emenda parlamentar do senador Marcelo Crivella, que também será utilizada para equipar outros serviços do HFB. Com este investimento, o hospital proporcionará um avanço na qualidade dos serviços de saúde prestados à população.

“É um momento de muita satisfação registrar a reinauguração da primeira clínica cirúrgica do HFB, ainda mais em meio à crise que a saúde passa. Temos esperança de que vamos superar essa fase. Acreditamos que a volta deste serviço será motivo de ânimo para a saúde e que isso repercuta em outros hospitais”, declarou o presidente do CREMERJ.

O chefe da primeira clínica cirúrgica do HFB, Baltazar Fernandes, declarou que o retorno das atividades na unidade representa o avanço na qualidade de atendimento aos pacientes e de melhores condições de trabalho. O espaço vai atender casos de alta complexidade da cirurgia geral. “Todas essas melhorias têm um impacto muito positivo, que refletem na recuperação mais rápida do paciente e motiva o ambiente de trabalho dos médicos”, explicou Baltazar.

De acordo com diretor médico do HFB, Luiz Zamagna, a clínica cirúrgica foi equipada com aparelhos de última geração, entre eles equipamentos de videolaparoscopia. Essas máquinas permitem uma intervenção menos invasiva, resultando em uma recuperação melhor. “A unidade de clínica cirúrgica é peça fundamental no apoio a todos os setores. Então, é importante ter este espaço bem aparelhado. É uma grande conquista para todos”, comentou.

Durante seu discurso, o diretor-geral do HFB, Francisco Xavier, parabenizou todo o empenho dos funcionários para que a clínica fosse reinaugurada e adiantou que o próximo passo é reformar a segunda emergência e a clínica cirúrgica oncológica de cabeça e pescoço. “Alcançamos nosso primeiro objetivo. Agora vamos lutar para realizar nossos outros projetos. Esse trabalho é um serviço de reconstrução permanente. E isso depende de cada um de nós”, frisou.

O conselheiro do CREMERJ Armindo Fernando da Costa, que também faz parte do corpo clínico do hospital, reforçou que a inauguração da clínica cirúrgica foi uma conquista almejada por todo o hospital. “Lutamos por isso faz tempo e é um êxito conquistado por nós do hospital. Acredito que é só começo. Vamos resgatar tudo o que ficou parado há algum tempo e poderemos prestar um serviço ainda mais completo à população”, ressaltou.

Atuando há 20 anos no HFB, o médico Flávio Antônio Sá Ribeiro reforçou a importância da unidade. “A clínica cirúrgica tem um papel de destaque dentro das atividades de assistência do HFB. Para nós, é importante reocupar este espaço melhorado e restaurado e continuar a poder dar um serviço de qualidade para a população”, disse.

Também participaram da inauguração o senador Marcelo Crivella; a coordenadora de Assistência Social do Departamento de Gestão Hospitalar do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde, Sônia Capelão; e a deputada federal Rosângela Gomes.