Cocem: cinco comissões de ética tomam posse

11/11/2015


Cinco comissões de ética médica tomaram posse durante a reunião da Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ, nesta terça-feira, 10, no auditório Júlio Sanderson. As unidades participantes foram: Hospital Estadual Getúlio Vargas, Hospital Samaritano, Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, Hospital Municipal Ronaldo Gazolla e Casa de Saúde Laranjeiras.

Na abertura, a diretora do CREMERJ Erika Reis deu os informes e falou sobre a importância do trabalho conjunto entre as comissões de ética e o diretor médico nas unidades. Na sequência, o conselheiro Gil Simões ministrou palestra sobre o Manual do Diretor Técnico, que teve a sétima edição lançada recentemente. Ele apresentou os principais pontos da publicação, que tem como objetivo esclarecer direitos e deveres de quem ocupa o cargo. De acordo com Gil Simões, o manual é um importante instrumento para orientar os médicos que estão à frente da direção técnica das unidades de saúde, sejam públicas ou privadas.

“O diretor técnico é o principal responsável pelo funcionamento dos estabelecimentos de saúde e tem como atribuição a supervisão e coordenação de todos os serviços técnicos. Nenhum hospital ou unidade de assistência médica pode funcionar sem ele”, explicou.
A importância do registro do diretor médico no CRM também foi frisada pela diretora Erika Reis. “Toda unidade deve ter seu diretor técnico, pois é ele que começa o processo de criação das comissões de ética médica. É ele que institui o processo eleitoral e tem um trabalho muito próximo à comissão”, disse.

No encontro, também foram discutidos o Código de Ética Médica e a qualidade do atendimento à população prestado nas unidades. A próxima reunião da Cocem será no dia 8 de novembro, na sede do CREMERJ.

Confira abaixo as comissões recém-empossadas, cujos mandatos seguem até 10 de novembro de 2018:

HOSPITAL ESTADUAL GETÚLIO VARGAS– Membros eleitos para o oitavo mandato:
Efetivos: Sebastião Lima das Neves Filho, Ricardo Moro Pereira, Mário José Javarys e Ana Lúcia Galvão
Suplentes: Renato Calil, Regina Caldas Vasconcellos de Almeida, Marcelo Maio Rodrigues e Eury Antônio Gobbi Sabino

HOSPITAL SAMARITANO– Membros eleitos para o terceiro mandato:
Efetivos: César Villela, Ricardo Antônio Correia Lima e Carlos Martins Ferreira Filho
Suplentes: Marco Antônio da Silva Madureira, João Carlos Machado e Paolo Blanco Villela

INSTITUTO DE PUERICULTURA E PEDIATRIA MARTAGÃO GESTEIRA - Membros eleitos para o nonomandato:
Efetivos: Hélio Fernandes da Rocha, Eliane de DiosAbad, Jorge Luiz Pereira Barreto e Mário José Ventura Marques
Suplentes: Flávio Roberto Sztajnbok, Marta Cristine Felix Rodrigues, Márcia Cristina pereira de Oliveira Bomfim e Lillian Maria de Almeida Barca

HOSPITAL MUNICIPAL RONALDO GAZOLLA - Membros eleitos para o terceiro mandato:
Efetivos: José Everardo Torres de Amorim, Roger Vinicius Ancillotti, Marcelo Viveiros pelegrine e Carlindo de Souza Machado e Silva Filho
Suplentes: Doris Augusta Caldas Rebello, Erica Gonçalves Machado, Edwin Alejandro Bacarreza Rojas e Neuza Nakamura Pereira

CASA DE SAÚDE LARANJEIRAS - Membros eleitos para o terceiro mandato:
Efetivos: Ana Paula Machado Martins, Carmem Lúcia Mendonça Accetta Lima e Flávia do Vale Araújo.
Suplentes: Fernando Maia Peixoto Filho, Andréa Cunha Cagy e Renata Bastos Lopes