Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ e Soperj realizam Jornada de Nefrologia Pediátrica

26/08/2015

A III Jornada de Nefrologia Pediátrica, promovida pelo CREMERJ e pela Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), aconteceu nesse sábado, 22, na sede do Conselho, e contou com a presença de 73 participantes. Médicos e acadêmicos de medicina acompanharam palestras e debates de renomados especialistas.
 
Na mesa de abertura, o diretor do CREMERJ Gil Simões agradeceu a presença de todos, ressaltando a importância do tema para a categoria médica. Em seguida, o presidente da Soperj, Edson Ferreira Liberal, e o presidente do Comitê de Nefrologia Pediátrica da Soperj, Franklin Prado Hernandez, comandaram os debates e apresentaram os palestrantes.
 
“A parceria entre CREMERJ e Soperj sempre funcionou bem, oferecendo a nós eventos importantes como o que vamos tratar hoje. Gostaria de aproveitar e incentivar a presença de todos no Congresso Brasileiro de Pediatria, do dia 12 a 16 de outubro, que este ano será no Rio de Janeiro”, disse Edson Liberal, que criticou a mudança de conduta da Secretaria de Saúde, que permite que crianças sejam atendidas por generalistas ou enfermeiros, e não por pediatras.
 
A nefrologista pediátrica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Lilian Monteiro Pereira proferiu a palestra “Síndrome Urêmica Atípica”. Na ocasião, ela apresentou exemplos de manifestações clínicas e de exames laboratoriais. Lilian Pereira ainda falou sobre uma droga, que está em processo de aprovação, capaz de amenizar o avanço da doença.
 
O evento teve ainda a apresentação das palestras “Infecção do trato urinário infantil”, pelo médico Luiz Afonso Mariz; “Síndrome Nefrótica Idiopática”, pelo nefrologista Alberto Zagury; e “Hematúria”, pelo médico Christiano Leite.
 
No encerramento, os médicos Luiz Afonso Mariz, Alberto Zagury e Christiano Leite foram homenageados com uma placa comemorativa.