Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cocem: comissões de ética tomam posse e assistem à palestra

13/08/2015

Quatro comissões de ética médica tomaram posse durante a reunião da Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ, nessa terça-feira, 11, no auditório Júlio Sanderson. As unidades participantes foram: Hospital Dr. Balbino, Casa de Saúde Saint Roman, Hospital Federal Cardoso Fontes e Casa de Saúde São José.
 
Participaram da reunião os diretores do CREMERJ Serafim Borges, Erika Reis, Gil Simões e José Ramon Blanco, o conselheiro Armindo Fernando da Costa, e a assessora jurídica do Conselho Renata Matos.
 
Em seu discurso, Serafim Borges ressaltou a importância do trabalho das comissões de ética médica (CEM) nas unidades e convidou a diretora Erika Reis para ministrar uma palestra sobre os seus direitos e deveres.
 
Na ocasião, a conselheira apresentou um resumo de como funciona a eleição de uma comissão e o que deve ser feito para que ocorra o bom funcionamento das CEMs dentro das instituições. 
 
Erika Reis também falou sobre os direitos das comissões, como a reivindicação de um espaço para o exercício de suas atribuições, além de liberação para reuniões ordinárias e para representação junto ao CREMERJ, desde que esteja em comum acordo com a direção da unidade. 
 
Em relação aos deveres, ela destacou que, em caso de denúncias, as comissões devem investigar os fatos, ouvir as partes envolvidas e, após isso, encaminhar um relatório com as devidas apurações ao CRM. A conselheira ressaltou que qualquer infração ao Código de Ética Médica deve ser comunicada ao Conselho, e que, a abertura ou não de um Processo Ético Profissional, cabe somente ao corpo de conselheiros do CREMERJ.
 
“Sabemos que a saúde pública e a suplementar sofrem com problemas e isso dificulta manter uma comissão de ética atuante, porém o papel delas em seu local de trabalho é muito importante. Cada membro tem o dever de zelar pela qualidade da prática médica”, salientou Erika Reis.
 
Após a apresentação, os médicos tiraram dúvidas acerca do funcionamento das comissões e relataram problemas ocorridos em suas unidades. 
 
Nos informes, os conselheiros convidaram os médicos a participarem dos fóruns de cirurgia bariátrica e de ginecologia e obstetrícia, que acontecem neste sábado (15); do fórum sobre o Surto de Caxumba no Estado do Rio de Janeiro, na próxima quarta-feira (19); e da 12ª edição do Prêmio de Residência Médica, que será no dia 12 de novembro.
 
A próxima reunião da Cocem acontecerá no dia 9 de setembro.
 
Confira abaixo as comissões recém-empossadas, cujos mandatos seguem até 2018 :
 
Hospital Dr. Balbino – membros eleitos para o quinto mandato:
Efetivos: Renata Castro Borges Laranjeira, Eduardo Delgado Soares da Silva, Everaldo Vasconcelos Lopes Ferreira e Rogério Luciano Soares de Moura
Suplentes: Márcio Mamede Nagatsuka, Cyro Antônio Fonseca Junior, Sérgio Ricardo Dias Guimarães e Liliane Guimarães
 
Casa de Saúde Saint Roman – membros eleitos para o segundo mandato:
Efetivos: Almir Marcelo Camelo Figueira dos Santos e Estêvão Scotti Muzzi Marques Leitão
Suplente: Ana Carolina Machado Teixeira Pascoal
 
Hospital Federal Cardoso Fontes - membros eleitos para o sétimo mandato:
Efetivos: Magali Luppo Cordeiro Rodrigues do Lago, Milton Francisco Rodrigues do Lago, Eliane Nunes Bandoli e Carlos Fernando da Silva Saraiva
Suplentes: Helder Silveira Maia, José Afonso Antunes, George Queiroz Vaz e Maria das Graças Marques Ribeiro
 
Casa de Saúde São José - membros eleitos para o sexto mandato:
Efetivos: Marcos Esner Musafir, Paulo Biaso Villar do Valle, Ricardo Schilling Rosenfeld e Luiz Fernando Galhardo de Alencar
Suplentes: Eduardo de Faria Lemos, José Kezen Camilo Jorge, Luis Eduardo Vaz Miranda e Sérgio Cunha